robson faria - tribunadonorte.com.brO governador Robinson Faria estará nesta sexta-feira (31) em Caicó. 9 horas – Ilha de Santana participa da solenidade de entrega de cheques do Programa Microcrédito do Empreendedor; Entrega de veículos e equipamentos de informática aos escritórios da Emater, e entrega de veículos e equipamentos de informática da CAERN.11h30 – Visita ao Hospital Regional do Seridó, 16 horas – Câmara Municipal de Caicó, assinatura das ordens de serviços para conservação e restauração das rodovias da Região do Seridó.16h30 – Câmara Municipal, Sessão Solene de entrega de títulos de cidadania do Governador Robinson Faria e da primeira-dama, secretária de Assistência Social Julianne Faria.

adoção

Alvo de mandado de prisão expedido pela Justiça como parte da operação Negociata, Josberto de Souza Oliveira se entregou na quinta-feira (30) e foi ouvido no mesmo dia pelos promotores de Justiça.

O mandado de prisão de Josberto foi o único, dos seis expedidos, a não ser executado na quarta-feira (29), dia que foi deflagrada a operação Negociata. Segundo informações, ele se entregou e foi ouvido na cidade de Martins e vai ficar detido no Centro de Detenção Provisória em Patu.

A Operação, fruto da articulação do MPRN, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e do Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP) com apoio da Polícia Civil destinou-se a desarticular associação de pessoas formada com o intuito de fraudar e desviar dinheiro através do Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Umarizal e o Banco Gerador S.A, objetivando a concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos.

Além de Josberto de Souza Oliveira, também foram presos José Rogério De Souza Fonseca, Bruno Ewerton Bezerra Leal, Marinaldo Amâncio Da Silva Júnior, Abimael, Thiago Bezerra De Melo e Francisco Edivan de Oliveira.

Star

hepatitte

 Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde fará no espaço da feira coberta a partir das 8hs da manhã uma ação educativa, conscientizando e informando a população sobre os cuidados e os modos de prevenção contra as hepatites virais. Na ocasião haverá distribuição de panfletos informativos e quem desejar poderá receber a dose da vacina contra hepatite B. Poderão receber a vacina as pessoas que tenham de 11 a 49 anos de idade. Salientamos, ainda, que o esquema de vacina da Hepatite B é composto de 3 doses, em que o paciente-usuário toma primeira,  a segunda deve ser recebida com trinta dias e a terceira seis meses após a primeira dose, isso para o adulto. No mundo inteiro são mais 200 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da Hepatite em alguns dos seus tipos A, B, C, D ou E. O pior é que há milhares de pessoas que nem ao menos sabem quem têm a doença, pois em casos das Hepatites B, C e D, que são as mais graves, caso não sejam diagnosticadas e tratadas em tempo, o fígado, principal órgão afetado poderá evoluir para um câncer ou cirrose hepática, podendo levar a morte.

Lembrando que: quem tiver cartão de vacinação deverá levá-lo, caso não, isso não será impedimento para ser imunizado, pois o cartão de vacinação será feito na mesma hora.

Pensando no bem e na qualidade de vida das pessoas na nossa comunidade é que segundo Aldejane Medeiros, secretária de saúde, “iremos promover essa ação simples, mas que certamente produzirá um efeito positivo, pois educação e informação são instrumentos importantes de combate a qualquer doença, e nossa secretaria durante todo esse mês que estamos terminando realizou outras ações educativas como, por exemplo, palestras em algumas escolas, em parceria com estudantes do curso de enfermagem da UFRN, UFPB e profissionais da saúde, até porque acreditamos que a prevenção ainda é o melhor remédio”, ressaltou a responsável pela pasta da saúde do município de Lagoa Nova.

Propaganda Jodinaldo e Filha

 

Os versos de oito cordelistas se espalharam pela tradicional Festa de Sant’Ana em Caicó. Os cordéis foram distribuídos na manhã desta quinta-feira (30) durante atividade intitulada “Poesia e Frevo na Feirinha de Sant’Ana”, após o lançamento deles no Coletivo de Artes Casa de Pedra.

Os poetas Agostinho, Dodora, Djalma, Neusa Mariz, Chiquinho da Fé, Jotinha, Plácido e Maurilio pertencem ao Ponto de Cultura Associação União do Sobrado.

A manhã do feriado municipal foi marcada por muita rima e contação de histórias. Também foram lançados a revista HQ Kan Kão, da Associação Avoante de Cultura, de Currais Novos, e o livro Rústicos Cabedais, do historiador Muirakytan K. Macêdo .

Depois da apresentação dos impressos, a Ala Ursa do Poço de Sant’ana, conhecida como Bloco do Magão, realizou cortejo até a feirinha, divulgando os artistas locais e oferecendo os mil exemplares das brochuras, que foram impressas pela Gráfica Manimbu, da Fundação José Augusto.

O evento reuniu movimentos culturais da cidade e secretários e coordenadores de Cultura de diversas prefeituras do Seridó, além do diretor geral da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, e do coordenador do Centro Cultura Adjuto Dias, Alexandre Muniz. O poeta Antônio Francisco e o cantor Jonas Linhares completaram a festa.

PIANO-PEÇAS-E-SERVIÇOS1

SONY DSCO prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, se reuniu na manhã desta quinta-feira (30) no Gabinete Municipal com o novo agente da polícia civil de Currais Novos, Erick “O caçador”, e com o capitão Costa Neto, da Polícia Rodoviária Estadual, para discutir algumas ações para a segurança pública e para o trânsito no município. O ex-prefeito Zé Lins e o agente de proteção de menores, Augustinho, também participaram do encontro. Erick apresentou ao prefeito as ações que já estão sendo realizadas na cidade e as sugestões para a melhoria na segurança pública. “O prefeito se reuniu com o Governador e a secretária Kalina Leite solicitando reforço na segurança da cidade, e eu estou aqui para ajudar nesse trabalho em prol da segurança”, disse “O caçador”. O prefeito Vilton Cunha agradeceu o trabalho das polícias a favor do bem estar da população. “Estamos apoiando todas as ações que tragam melhorias para vida do currais-novense”, disse Vilton.

KALANGO

 

patrulhamento em florania - foto divulgaçãoPoliciais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) lotados em Florânia, na região Seridó, têm intensificado as operações ostensivas e repressivas com o objetivo de coibir as práticas ilícitas que vinham acontecendo naquele município, como assaltos a mão armada, tentativas de homicídios e o tráfico de drogas. O Cabo Agenor Batista e os Soldados Edivan Ubaldo, Carlos Antônio e Udelman Sales já iniciaram a terça-feira (28) dando prosseguimento as constantes ações, onde são realizados patrulhamento e barreiras itinerantes em diversos pontos das zonas urbana e rural, abordagens de motocicletas e automóveis, com revistas pessoal e veicular.

De acordo com o Comandante do Destacamento Policial Militar de Florânia, Cabo Agenor Batista, não houve nenhum registro de ocorrência grave nos últimos vinte dias. “Agradecemos o apoio da sociedade e o esforço de nossos policiais, que não tem medido esforços e com muita dedicação tem levado segurança e devolvido a tranquilidade a população floraniense. Nos últimos vinte dias não houve nenhuma ocorrência grave, o que mostra que o serviço está sendo eficaz e a população tem se mostrado satisfeita com o trabalho desempenhado pela Polícia Militar”, ressaltou.

campanha pela paz

 

SONY DSCO programa “Acontece em Currais Novos” transmitido na manhã desta quinta-feira (30) em algumas rádios locais destacou o processo de aquisição de 06 academias populares que a Prefeitura Municipal irá instalar em alguns bairros e na zona rural da cidade. A informação foi dada pelo prefeito Vilton Cunha e pelo vice e secretário municipal de saúde, João Gustavo. “O processo de licitação está em andamento e iremos comprar 06 academias para serem instaladas ainda este semestre”, disse João, afirmando que duas serão na zona rural e 04 na zona urbana, nos bairros Sílvio Bezerra, Santa Maria Goretti, Parque Dourado e Gilberto Pinheiro. O prefeito Vilton Cunha ressaltou a importância das academias para a saúde da população. “Quando assumimos a gestão municipal viabilizamos a aquisição de 03 academias que foram compradas com recursos próprios, e hoje elas recebem uma grande quantidade de pessoas que são acompanhas por educadores físicos do NASF”, disse Vilton. “Graças à essa intensidade de participação popular nas atividades físicas realizadas nas academias populares, e com o esforço de nossa equipe, conquistamos o prêmio no Dia do Desafio da FECOMÉRCIO RN por termos mobilizado 90% da população em atividades de promoção à saúde”, comentou o prefeito, que finalizou o programa afirmando que estes equipamentos são fundamentais para a “melhoria da qualidade de vida e saúde da população”.

adoção

 

Caicó3A senadora Fátima participou da abertura da 32ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), ocorrida nesta quarta-feira (29) durante os festejos da Festa de Sant’Ana, em Caicó. Na ocasião, ela destacou a importância do artesanato na identidade cultural, geração de emprego e distribuição de renda dos municípios. A presidente do Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (Cracas), Arlete Silva, e o diretor técnico do SEBRAE, João Hélio Cavalcanti, ressaltaram o empenho da senadora Fátima Bezerra na luta dos artesãos que há mais de 30 anos sonham com a regulamentação da profissão. ”O Projeto saiu da Câmara e já está no Senado. Em breve, se Deus quiser, nós vamos aprovar o PL e o artesão não será mais uma categoria invisível, vai ter sua profissão regularizada”, acredita Fátima. Segundo a senadora, a realização da 1a Conferência Nacional do Artesanato já está sendo discutida pelo Governo Federal. Após o encerramento do evento, Fátima visitou expositores da feira e conversou com a população.

Star

 

Operação foi iniciada nas primeras horas de hoje, 30. (Foto  Divulgação Polícia Civil)Policiais civis do Rio Grande do Norte deram início, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30), ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão na cidade de Santa Cruz, na região Trairi. A operação, denominada de ‘Anjos Caídos’, tem o objetivo de combater crimes de homicídio e o tráfico de drogas na região.

Segundo a própria Polícia Civil, membros de uma organização criminosa são os alvos da operação, que conta com uma delegacia móvel e o apoio do Potiguar 1, helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed).

Propaganda Jodinaldo e Filha

Whatsapp Agricultura Familiar (1)O Governo do Estado do Rio Grande do Norte com intuito de promover, divulgar, comercializar a diversidade de produtos da agricultura familiar, da economia solidária e do artesanato potiguar irá promover a I Feira Estadual da Agricultura Familiar, de 06 a 09 de agosto, no Parque de exposição Armando Buá, em Mossoró, durante a XVII Festa do Bode.

A Feira será composta por mais de 50 agricultores e artesãos dos diversos territórios do RN que terão oportunidade de comercializar seus produtos, promovendo integração entre territórios e municípios do Estado, realizando negócios e adquirindo conhecimentos técnicos através de palestras que serão ministradas por técnicos e parceiros do Estado. “O Rio Grande do Norte tem o setor agrícola como uma das bases de sua economia, por isso estamos empreendendo sempre esforços para incentivar esse mercado. A feira é uma oportunidade de fomentar a agricultura familiar e investir mais nas cadeias produtivas”, declarou o governador Robinson Faria.

Essa ação é uma iniciativa das Secretarias de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca; do Planejamento e Finanças; e do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, por meio do Projeto RN Sustentável. A maior parte dos recursos do RN Sustentável é destinada à agricultura familiar, com investimentos que visam fortalecer e qualificar, além de estimular e abrir mercado para os produtores rurais.

No RN Sustentável estão previstos através da Secretaria de Agricultura investimentos a aplicação de recursos na ordem de R$ 180 milhões de reais. Já se encontra em execução dois projetos pilotos de fortalecimento de atividades produtivas, ambos no Território Sertão do Apodi. Nos municípios de Caraúbas e Apodi foi iniciado o Projeto Piloto de Apicultura, onde cada uma das cinco organizações beneficiadas irá receber investimentos de até R$ 330.000,00 (Trezentos e Trinta Mil Reais), totalizando R$ 1.650.000,00 (Um Milhão, Seiscentos e Cinquenta Mil Reais); e nos municípios de Severiano Melo, Caraúbas e Apodi foi iniciado o Projeto Piloto de Cajucultura, onde seis organizações produtivas irão receber investimentos de até 330.000,00 (Trezentos e Trinta Mil Reais) cada uma, totalizando R$ 1.980.000,00 (Um Milhão e Novecentos e Oitenta Mil Reais).

“As organizações produtivas da cadeia da Cajucultura e as organizações produtivas da cadeia da Apicultura já estão participando dos projetos pilotos, elas irão receber capacitação, treinamento e acompanhamento durante um ano, após a implementação do Projeto. Cinco dessas organizações vão expor seus produtos na I Feira Estadual da Agricultura Familiar”, completou Fabiano Lima, gerente técnico da SAPE.

Em paralelo, foi assinado contrato com a empresa NIPPON, no valor de 1 milhão de reais,  para elaboração do diagnóstico e planejamento estratégico das cadeias produtivas ligadas ao setor: Agricultura irrigada, Cajucultura, Leite e derivados, Ovinocaprinocultura e Piscicultura, devendo recomendar ações e investimentos que promovam o desenvolvimento territorial e dinamização da economia do Estado.

Além disso, será lançado durante a Feira um Edital de Registro Sanitário, no valor de R$ 90 milhões de reais, para adequação das agroindústrias da agricultura familiar. Ainda serão financiados como projetos estruturantes para fortalecimento das cadeias, duas estações de piscicultura para produção de alevinos, uma em Apodi e outra em Upanema,  com investimentos na ordem de R$ 10 milhões, apoio para conclusão da obra da central de comercialização da agricultura familiar na Avenida Mor Gouveia, em Natal, com investimentos de R$ 600 mil, e ainda, construção e equipamentos de instalação de 02 laboratórios de análise de alimentos, no valor de aproximadamente R$ 7 milhões.

PIANO-PEÇAS-E-SERVIÇOS1

 

Conferência municipal de assistência social

A Prefeitura de Currais Novos e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) realizarão nos dias 04 e 05 de agosto no Centro de Convivência de Idosos “Tête Salustino” a “VIII Conferência Municipal de Assistência Social”, que terá como tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo à 2026”. O Conselho Nacional de Assistência Social delimitou alguns temas que deverão ser discutidos em todas as conferências municipais, orientando os participantes a buscarem as prioridades de implementação do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) e a efetivação da garantia dos direitos. Para a secretária da SEMTHAS, Morgana Lins, a conferência será importante para a discussão dos assuntos de interesse da sociedade e que fortaleçam as políticas sociais no município. “Será um momento de avaliarmos nosso trabalho e debatermos com os profissionais e a sociedade as ações em benefício da população”, disse.

A conferência contará com reflexões e debates a partir de cinco dimensões: dignidade humana e justiça social, participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS, primazia da responsabilidade do Estado, qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo, e assistência social é direito no âmbito do pacto federativo. Com base em todo o processo de discussões será possível definir as prioridades para a construção do “Plano Decenal da Assistência Social” conforme o lema da conferência: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Confira a programação da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Currais Novos:

 

  • 04 e 05 de agosto no Centro de Convivência de Idosos – CCI

 

Terça-feira (04 de agosto)

 

19h – Abertura oficial

19h30 – Apresentações culturais

20h – Leitura e aprovação do regimento interno

20h30 – Coquetel de confraternização

 

Quarta-feira (05 de agosto)

 

07h30 – Credenciamento e café da manhã

08h – Palestra magna: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 – Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: SUAS que temos e o SUAS que queremos”

08h30 – Apresentações das dimensões

10h às 12h – Grupos de trabalho

12h – Apresentação e votação das propostas dos grupos de trabalho

13h – Eleição dos delegados para a conferência estadual

13h30 – Encerramento

KALANGO

Atletas de Lagoa Nova

Atletas das Escolas Nossa Senhora da Conceição, Dom José Delgado, Manoel Luís de Maria e João XXIII participam neste final de semana (Sábado e Domingo)dosJuverns-Jogos da Juventude do Rio Grande do Norte, que é uma realização do Governo do estado através da Secretaria de Esporte e Lazer e acontecerá na Pista de Atletismo da UFRN  servindo de seletiva para a fase nacional da competição que acontecerá em Fortaleza(CE)durante o mês de Setembro. ‘’De Lagoa Nova participam dezessete atletas e destes podemos destacar os atletas Carlos Emanuel e RavanaLorrana(Manoel Luís de Maria),Ericynelson(João XXIII),Valdir Fernandes, Lucas Pereira e Ana Clara Santos(Dom José Delgado)e Ana CLaúdia Lima(Nossa Senhora da Conceição)como os possíveis destaques de Lagoa Nova nessa competição e podendo, inclusive garantir a participação na fase nacional do evento que reúne a cada ano inúmeros atletas das mais diferentes regiões do país’’, afirmou o professor e técnico Francisco de Lima Silva.

adoção

 

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estende a atual política de reajuste do salário mínimo até 2019. Resultado da aprovação da Medida Provisória 672, o texto está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 30, e, como já anunciado, veio com veto à extensão da regra aos benefícios e aposentadorias pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Pela política sancionada, o salário mínimo continuará sendo reajustado com base na correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de um ano antes, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

Ontem, o governo antecipou que iria vetar o reajuste aos aposentados vinculado ao mínimo. A extensão da regra, incluída pelos parlamentares durante a tramitação da medida provisória, foi aprovada pelo Congresso no início deste mês. O ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, um dos responsáveis pela articulação política do governo, disse que “esta conta é impagável” e “a solução é vetar”. “Não tem outra saída”, informou ontem. Segundo a Previdência Social, se fosse mantida, a medida geraria um gasto extra estimado em R$ 9,2 bilhões por ano.

Nas razões do veto enviadas ao Congresso, o governo justificou que a ampliação da regra do mínimo violaria disposição constitucional que veda sua vinculação para qualquer fim. O governo alegou ainda que o veto não retira a garantia, também constitucional, de que nenhum benefício do INSS poderá ter valor mensal inferior ao salário mínimo. “Ao realizar vinculação entre os reajustes da política de valorização do salário mínimo e dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS, as medidas violariam o disposto no art. 7º, inciso IV, da Constituição. Além disso, o veto não restringe a garantia constitucional prevista no art. 201, ? 2º”, argumentou Dilma.

Star

Jovens atletas da Zona Rural de Campo Redondo estão na Noruega no Campeonato Mundial de ClubesPelo segundo ano consecutivo jovens atletas de Campo Redondo viajaram para cidade de Oslo, na Noruega. A caravana, composta em sua maioria por moradores da comunidade rural Malhada Vermelha, está representando a cidade no Campeonato Mundial de Clubes. A viagem é patrocinada pelo empresário norueguês Janken Fensholt, que tem um laço de amizade com a comunidade. A delegação volta ao Brasil no próximo dia 5 de agosto. A prefeitura é parceira da iniciativa. “Estou feliz pois é o segundo ano que estamos acompanhando a alegria desses jovens em conhecer a Noruega e representar nossa cidade neste campeonato. A parceria com Janken Fensholt, seus familiares e amigos vem trazendo frutos importantes para nossa comunidade, principalmente para a Malhada Vermelha”, contou o prefeito Alessandru.

Propaganda Jodinaldo e Filha

mano-umarizal - divulgaçãoUma operação deflagrada pelo Ministério Público do RN na manhã desta quarta-feira (29) culminou com o afastamento do cargo de prefeito Carlindson Onofre Pereira de Melo, chefe do Executivo em Umarizal, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério Público, a Operação Negociata busca desarticular uma suposta quadrilha formada com o intuito de fraudar e desviar dinheiro através de um convênio entre a Prefeitura do município e o Banco Gerador S.A, que tinha por objetivo a concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos.
Os trabalhos tiveram apoio da Procuradoria Geral de Justiça, Promotoria de Justiça da Comarca de Umarizal, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e do Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP), além da Polícia Civil.

Ao todo, 17 promotores de Justiça, delegados e agentes da Polícia Civil cumpriram seis mandados de prisão, três de condução coercitiva e 15 de busca de apreensão, além do mandado de afastamento do prefeito. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça e pelo Juízo da Comarca de Umarizal,  sendo cumpridos também nas cidades de Martins, Natal e Parnamirim.

Segundo o MP/RN, foram liberados nas contas dos envolvidos na investigação um valor de R$ 1.571.792,33, através de 109 empréstimos consignados e financiamentos. O saldo devedor dos débitos, atualizado até 2014, já chega aos R$ 2.043.625,34, com a dívida ficando sob responsabilidade da Prefeitura.

Ainda de acordo com Ministério Público, dos 109 empréstimos, 98 foram concedidos a pessoas que não fazem parte do quadro de servidores públicos de Umarizal. Os empréstimos tiveram início em meados de 2010 e teriam prosseguido até 2013. O órgão informou ainda que os membros da suposta quadrilha fraudavam contracheques e, após o depósito do dinheiro nas contas dos beneficiários por parte do banco, sacavam e transferiam o montante em benefício do grupo criminoso, visando financiar a campanha eleitoral de Carlindson Onofre.

Os suspeitos serão denunciados pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, falsificação de documento público e particular, falsidade ideológica e peculato. O MP acredita que parte do grupo ainda atua em outros municípios do Rio Grande do Norte e até em outros estados.

PIANO-PEÇAS-E-SERVIÇOS1

 

O Governo do Estado libera o pagamento dos servidores estaduais nos dias 30 e 31 de julho. Os aposentados e pensionistas receberão no dia 30 e, na sequência, os salários dos ativos serão depositados. É importante ressaltar que, por determinação do governador Robinson Faria, todos os 26 municípios da região Seridó já receberam seus vencimentos na semana passada, véspera da tradicional festa de Sant´Ana. O adiantamento injetou mais de R$ 20 milhões na economia seridoense em meio aos festejos populares.

O secretário da Seplan Gustavo Nogueira afirma que mesmo com o cenário macroeconômico ainda extremamente delicado somado às sucessivas frustrações nas transferências federais quando comparado ao que foi orçado, o Governo tem conseguido honrar seus compromissos porque a política de ajuste fiscal iniciada nas primeiras semanas da gestão tem obtido sucesso. “Temos empreendido todos os esforços para pagar o servidor público dentro do mês trabalhado e honrar os demais compromissos. A economia do país continua penalizando os Estados menores que dependem das transferências federais, mas temos tido êxito na política de contingenciamento e cortes que adotamos. Continuaremos em busca do equilíbrio fiscal das contas públicas e torcendo para que, em nível federal, o país volte a crescer e melhore a economia dos estados”, afirmou o secretário.

KALANGO

assembleia - foto Ney DouglasA partir do próximo dia 4 de agosto, a Assembleia Legislativa vai expor a mostra fotográfica “Caminhos do Sertão”, de autoria de Ney Douglas Marques. A exposição remonta os 270 quilômetros percorridos a pé pelo repórter fotográfico, em uma viajem de Macaíba a Campo Grande.

“Minha busca por imagens e respostas tinha um destino certo, a cidade de Campo Grande, terra Natal dos meus pais e onde está enraizada grande parte de minha família”, justifica Ney.

Durante os onze dias em que trilhou o extenso caminho às margens da BR 304, o fotógrafo registrou as nuances do interior potiguar. “Percorri um total de 277 km onde saio de uma região de floresta tropical e adentro a caatinga buscando imagens de um sertão belo e triste dentro de um tempo que divido em frações de segundos, para capturar um pouco da história, transformando em documentos pictóricos”, explica.

De acordo com Ney, a mostra se traduz como uma “vivência na realidade de quem resiste à seca. É uma oportunidade de conhecer a vida do sertanejo no interior do Rio Grande do Norte”, afirma o fotógrafo. A exposição fotográfica ficará aberta até o dia 14 de agosto, das 8h às 15horas, no salão nobre da Assembleia Legislativa.

adoção

flavio barra - www.pontodevistaonline.com.brO presidente Global da Andrade Gutierrez Energia, Flávio Barra, foi alvo da 16ª fase da Operação Lava Jato na manhã desta terça-feira (28) e teve prisão temporária decretada. Ele será levado para a superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A 16ª fase da Lava Jato, batizada de Radioatividade, mira contratos da Eletronuclear, estatal ligada à Eletrobras, e tem como base delação premiada feita por executivos da Camargo Corrêa. O principal ponto da ação indica suposta corrupção em contratos da Usina Nuclear de Angra 3.

No início deste ano, em delação premiada, o empreiteiro Dalton Avancini, diretor-presidente da Camargo Corrêa Construções e Participações, revelou a existência de cartel nas contratações e pagamentos relativos às obras da usina.

A Andrade Gutierrez integra o consórcio UNA 3, um dos vencedores para montagem da usina. Os contratos para execução da montagem eletromecânica da usina foram Angra 3 (Queiroz Galvão; Empresa Brasileira de Engenharia – EBE; e Techint Engenharia) e UNA 3 (Andrade Gutierrez; Norberto Odebrecht; Camargo Correa; e UTC Engenharia).

Avancini também citou em delação o nome do almirante Otthon Luiz Pereira da Silva, licenciado desde abril do cargo de diretor-presidente da Eletronuclear. O empreiteiro disse ter “ouvido dizer” que havia uma promessa de propina para o militar.

Barra, da Andrade Gutierrez, será levado para Curitiba. A prisão temporária tem prazo de cinco dias, podendo ser convertida pelo juiz responsável pelo caso, Sérgio Moro, em prisão preventiva. Desde o início da Operação, a Andrade Gutierrez tem reiterado que seus executivos não têm relação com a prática de atos ilícitos.

EstadãoPropaganda Jodinaldo e Filha

Festa do BodeA Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) está investindo em mais um evento dentro do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias. É a 17ª Festa do Bode, que acontece de 6 a 9 de agosto no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró. O evento é considerado a maior feira da caprinovinocultura do Rio Grande do Norte e, segundo a Prefeitura de Mossoró, uma das parceiras da exposição, a expectativa é movimentar R$ 3 milhões em negócios.

“Sabemos da dificuldade que a nossa agropecuária vive hoje com esta seca severa que estamos passando, mas acreditamos que garantir apoio a todos os eventos do nosso circuito, inclusive a Festa do Bode de Mossoró, é uma maneira de enfrentar esta fase com otimismo, sempre acreditando no êxito das exposições que realizamos”, destacou o titular da Sape, Haroldo Abuana.

O Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias envolve 13 eventos que vão reunir grandes, médios e pequenos produtores de várias partes do país ao longo de 2015. O Governo do Estado destinou R$ 1 milhão de seu orçamento para investir nas feiras e exposições, que irão gerar em torno de R$ 200 milhões em negócios até o fim do ano.

Para esta edição da Festa do Bode, serão oferecidos 92 currais para caprinos e ovinos e 80 argolas para bovinos. Uma das novidades é a realização da 1ª Feira da Agricultura Familiar, capitaneada pelo RN Sustentável. Dentro da programação também estão previstas a realização de cursos e seminários, assistência técnica e atendimento, acesso ao crédito rural, shows musicais e o tradicional leilão Terra da Liberdade.

A Festa do Bode é uma realização da Sape em parceria com a Prefeitura de Mossoró, Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc) e Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró e Região (Ascom).

PIANO-PEÇAS-E-SERVIÇOS1

Fatima - Hospital UniversitárioO projeto de ampliação do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), em Santa Cruz, foi tema de reunião nesta segunda-feira (27) entre a senadora Fátima Bezerra, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, e a diretoria técnica da unidade hospitalar. A iniciativa, que pretende ampliar os níveis de complexidade do Huab, dando à estrutura um contexto de Hospital geral, conta com o apoio da parlamentar e a parceria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

De acordo com a reitora Ângela Paiva, a UFRN está empenhada em viabilizar a iniciativa, entre outras coisas, porque além de melhorar o acesso da população ao serviço hospitalar, contribuirá para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos da área de Saúde, bem como para a interiorização da Universidade, através da fixação de profissionais.

A superintendente do Huab, Maria Cláudia Rubim, acrescentou que a ampliação da estrutura servirá para ajudar a desafogar outras unidades que atendem alta complexidade no Estado, levando benefícios incalculáveis às populações de Santa Cruz e regiões do entorno.

Ela ressaltou o empenho dos mandatos da senadora Fátima Bezerra, desde a época de deputada federal, para contribuir com o projeto. “Desde o início ela tem sido uma parceira muito importante nesse processo de viabilização do projeto de ampliação do hospital”, frisou.

KALANGO

 

“Os benefícios são imensuráveis, a começar porque oferecerá à população atendimentos especializados em, praticamente, todas as áreas da medicina”, disse a senadora Fátima.

www.scriptsell.net