SONY DSC

A discussão de soluções urgentes para a melhoria no abastecimento de Currais Novos foi tema de reunião entre o prefeito Vilton Cunha e o secretário estadual de meio ambiente e recursos Hídricos, Mairton França, na manhã desta sexta-feira (22) no Gabinete Municipal, reunião que contou com a presença da imprensa local e de assessores da SEMARH. Vilton pediu urgência e medidas concretas para amenizar o problema no abastecimento do município, ocasionado pela gravíssima estiagem. “Apresentei algumas medidas e ações que o Governo junto aos órgãos competentes podem tomar para nos ajudar, e tenho certeza que a visita do secretário sinaliza uma resposta positiva para nossos pedidos”, disse Vilton. O secretário da SEMARH apresentou três possíveis soluções que já estão em estudo e devem ter seus diagnósticos apresentados em breve: estudo da qualidade da água e vazão de 27 poços localizados próximo à adutora Acari – Currais Novos; sondagem do aluvião do Gargalheiras; e a ampliação da captação de água para a adutora Serra de Sant’Ana. “O plano estratégico do governo para todo o estado é a perfuração e recuperação de poços, construção de cisternas, recuperação de dessalinizadores, e a extensão do programa operação pipa para as zonas urbanas”, disse Mairton. De acordo com a SEMARH o nível da barragem “Armando Ribeiro Gonçalves”, principal reservatório do Rio Grande do Norte, está entre 29% e 30% de sua capacidade total, abastecendo toda a região oeste, médio oeste e a serra de Sant’Ana.

SONY DSC Vilton Cunha pediu ao secretário Mairton França um estudo da viabilidade de interligação entre a adutora de engate rápido Currais Novos/Acari com a adutora Serra de Sant’Ana no trecho de Florânia, como também a construção de um ponto na adutora para o abastecimento de carros pipa, o que facilitaria o deslocamento dos veículos que hoje são abastecidos em Macaíba. Mairton afirmou que a SEMARH e CAERN já estão realizando estudos para apresentarem a viabilidade das soluções apresentadas. Após a reunião com o secretário da SEMARH, o prefeito Vilton Cunha falou à imprensa currais-novense sobre as reivindicações e projetos que apresentará em Brasília na próxima semana. No Ministério do Turismo, Vilton apresentará ao ministro Henrique Alves o projeto da estrada Currais Novos – Frei Martinho/PB, com a justificativa de interesses econômicos e turísticos; ao Ministério da Integração, o prefeito de Currais Novos pedirá mais recursos para obras e ações que melhorem o abastecimento da cidade; em outros ministérios e coordenadorias, Vilton pedirá a liberação de recursos para a ampliação do abatedouro público (R$700 mil), Centro Turístico “Pedra do Cruzeiro”, conclusão de creches, Feira Livre, pavimentação de ruas, implantação da UPA 24 horas, entre outros assuntos. Durante este período o prefeito participará da “XVIII Marcha dos Prefeitos”, que tem como um dos objetivos apresentar reivindicações e discutir soluções para a crise financeira que prejudica os municípios brasileiros.

midia assembleia

 

Na próxima quarta-feira (27/05), acontece no Brasil e simultaneamente em mais de 23 países ao redor do mundo a 21ª edição do Dia do Desafio, evento que pretende estimular a prática de exercícios. No Rio Grande do Norte, o projeto está na 4ª edição, e será realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) em Caicó, Currais Novos e Mossoró. A programação gratuita acontece nos três turnos em vários locais das cidades, e conta com diversas atividades físicas.

O Dia do Desafio promove competições saudáveis entre cidades. Este ano, Caicó competirá com Aquiraz (CE), Currais Novos com La Unión (El Salvador) e Mossoró com Barinas (Venezuela). Ano passado, Caicó, veterana na competição, foi tricampeã, mobilizando mais de 70% da população. Mossoró, que participou pela 1ª vez do projeto, venceu sua rival com uma margem de quase 55%. Já Currais Novos, embora não tenha ganhado, fez bonito e movimentou 81,22% de sua população.

Realizado em parceria com as prefeituras municipais, o Dia do Desafio 2015 pretende mobilizar mais de 200 mil potiguares em torno da prática de exercícios. Dentro da programação, que acontece entre 5h e 20h, estão previstas aulas de dança, alongamento, ginástica laboral, torneios esportivos, gincanas, aulas de Zumba e muitas outras atividades, ministradas por educadores físicos do Sesc e das prefeituras. A programação completa está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

A ideia é que em escolas, unidades Sesc, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais das três cidades, o projeto motive as pessoas a aderir ao seu slogan: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Dia do Desafio no RN

Desde 2012, o RN participa do Dia do Desafio. Nos dois primeiros anos, Caicó foi a única cidade participante; a partir de 2014, três cidades aderiram ao projeto, todas elas repetindo suas participações este ano. Ano passado, a campanha obteve os seguintes resultados:

Caicó (RN) 81,69% TRICAMPEàCajicá (Colômbia) 7,41%

Currais Novos (RN) 81,22% Jucás (CE) 89,55%

Mossoró (RN) 57,17% Teresina (PI) 1,30%

Nos dois anos anteriores em que participou do projeto, o RN, representado por Caicó, foi campeão. Em 2012, ganhou de Limón Centro, na Costa Rica, e, em 2013, o bicampeonato foi conquistado em cima da cidade de Telas, em Honduras.

Sobre o Dia do Desafio

Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes por meio de uma competição amigável entre cidades.  É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA).

jornal

Prefeitos do Rio Grande do Norte confirmaram participação em peso na XVIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), tem como um dos objetivos apresentar reivindicações e discutir soluções para a crise financeira que prejudica os municípios brasileiros. Mais de 140 prefeitos do Estado confirmaram presença. A mobilização deste ano defenderá a reformulação  do pacto federativo com a melhor distribuição dos recursos entre os três entes federativos.

A abertura da Marcha dos Prefeitos está prevista para as 9h, e deve contar com a presença presidente Dilma Rousseff. Também participam os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha. Este ano, o Pacto Federativo e a Reforma Política serão temas destaques da Marcha. Segundo a CNM, o presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Rodrigo Maia, irá participar das discussões sobre o tema. Além dele, o relator da mesma comissão, o deputado Marcelo Costa e Castro, também confirmou presença.

“A Marcha é mais uma oportunidade de debatermos assuntos importantes para a melhoria das cidades. Com a grande mobilização de gestores de todos o país, podemos chamar maior atenção do Governo Federal e cobrar o atendimento das reivindicações”, destaca Francisco José Júnior, presidente da FEMURN e prefeito de Mossoró.

Também está na pauta de discussões da Marcha dos Prefeitos a distribuição igualitária dos royalties do petróleo. A questão será exigida por meio de um baixo assinado preparado pela CNM, que resultará em uma petição que será entregue a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia. A matéria dos royalties depende de uma decisão do STF para ser executada e aliviar a crise nos municípios.

O presidente da FEMURN, Francisco José, solicitou, anteriormente, na CNM, em Brasília, o resgate da luta pela retribuição dos royalties. “ Os municípios têm, nessa redistribuição, a possibilidade de alavancar as receitas e gerar investimentos nas cidades, o que contribuiu para diminuição da crise financeira”, acrescentou Francisco José.

PROGRAMAÇÃO

Na programação da Marcha, além dos temas sobre Reforma Política e Pacto Federativo, também acontecerá o lançamento da Rede Municipalista, cujo o objetivo é propiciar o contato direto e seguro com, pelo menos, um servidor em cada município. Os prefeitos e prefeitas poderão indicar, durante o evento, um assessor de confiança para receber todas as informações relativos ao movimento municipalista.

A Marcha dos Prefeitos conta ainda com Arenas Temáticas, onde serão discutidos assuntos sobre arrecadação dos municípios, desenvolvimento municipal, crise hídrica, municípios sustentáveis, entre outros.

Dengue mata - imagem www.ricardoorlandini.net

A taxa de 0,60% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) em maio fez a inflação acumulada em 12 meses afastar-se ainda mais do teto de tolerância do governo, de 6,5%, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15 acumulado em 12 meses saiu de 8,22% em abril para 8,24% em maio, maior resultado desde janeiro de 2004, quando ficou em 8,46%. No mês de maio do ano passado, o IPCA-15 tinha sido de 0,58%.

Estadão

Anuncio Kalango Maio

milho - imagem jornaldopovoparana.com

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará no dia 29 dois leilões para contratação de frete de milho em grãos até os postos de distribuição dos estados que vêm sofrendo com o desabastecimento do produto. As operações estão detalhadas nos avisos de nº 060 e 061 e preveem a remoção de até 86,6 mil toneladas do produto.
O cereal está depositado em Mato Grosso (MT) e em Mato Grosso do Sul (MS) e deverá ser entregue em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal.
Os embarques deverão ter início em 48 horas após a convocação formal a ser realizada pela Conab. O prazo para conclusão dos serviços e fluxo semanal varia de acordo com a quantidade embarcada, sendo o mínimo de dois e o máximo de 59 dias úteis.

Star Conect

 

Painel com a contagem dos impostos devidos é chamado de Sonegômetro - divulgação

Enquanto o governo se esforça para fazer o ajuste fiscal, o Brasil chegará nesta sexta-feira à marca de R$ 200 bilhões em impostos sonegados. A estimativa é do Sonegômetro, cálculo feito pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), baseado em estudos que consideram evasão de 8,6% do PIB em tributos como ICMS e Imposto de Renda. Com esse dinheiro, seria possível distribuir quase 600 milhões de cestas básicas ou construir mais de 14 milhões de salas de aula, segundo a entidade. Para chamar atenção ao problema, o Sinprofaz instalou um painel com a contagem dos impostos devidos no Largo da Carioca, no Centro do Rio, na manhã desta quinta. A exposição circula por várias cidades desde 2013 e foi montada na capital fluminense pela primeira vez.

O placar mais próximo de R$ 200 bilhões, no entanto, só pôde ser visto pela internet: por causa de um problema técnico, o painel eletrônico estava atrasado e exibia a marca de R$ 190 bilhões.

Em 2014, o painel registrou R$ 500 bilhões em impostos sonegados, dinheiro que cobriria com folga o rombo nas contas públicas do ano passado.

A campanha também montou na Carioca uma máquina de lavar gigante, que simboliza a lavagem de dinheiro. A instalação, chamada Lavanderia Brasil, conta ainda com um varal com notas de dinheiro. A exposição fica montada até as 18h de sexta-feira.

sidyss

 

festa do agricultor de lagoa  nova - foto divulgação

Tudo preparado para a realização da 60ª festa do agricultor do município de Lagoa Nova, de ontem (20), representantes das diversas secretarias que fazem a administração municipal e que estão à frente da organização do evento, se reuniram na sede da Adescol (Associação de Desenvolvimento Comunitário Lagoanovense). Na oportunidade foram discutidos os detalhes que compõe a programação, como também o repasse das atribuições de cada secretaria envolvida no evento. Joagra Galvão, secretária municipal de administração, fez um relato dos eventos que comporão a programação aos presentes e lembrou que esta festa deste ano tem um significado especial, é a 60ª edição da festa do agricultor, “Portanto são 60 anos que os nossos antepassados deram início a realização desta festa que reuni a comunidade lagoanovense em um momento de fé para comemorar o dia do agricultor, vamos todos nos empenhar em cada função que aqui foi atribuída para que a 60ª festa do agricultor seja realizada com êxito”. Falou Joagra Galvão ao encerrar a reunião.

PIANO

 

A taxa de desemprego apurada em abril deste ano, de 6,4%, é a maior desde março de 2011, quando ficou em 6,5%, informou nesta quinta-feira, 21, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou a Pesquisa Mensal de Emprego do mês passado. O resultado ainda se iguala ao observado em abril e maio de 2011, quando a desocupação também ficou em 6,4% da população economicamente ativa.

Considerando apenas meses de abril, a taxa de desemprego observada em 2015 é a maior desde 2010, quando ficou em 7,3%, e igual à de 2011 (6,4%).

De acordo com IBGE, a população desocupada – que busca trabalho, mas não encontra – recebeu um contingente de 384 mil pessoas a mais entre abril de 2014 e o mês passado. Isso representa um crescimento de 32,7% na comparação interanual, segundo o órgão.

Por outro lado, a população ocupada diminuiu nesse intervalo. A queda foi de 0,7% em abril contra igual mês do ano passado, o que significou um corte de 171 mil postos de trabalho. Houve ainda aumento de 0,9% na população economicamente ativa (+213 mil pessoas) e avanço de 0,4% nos inativos (+70 mil pessoas) nesta mesma comparação.

Em abril ante março, a população desocupada também aumentou. São 63 mil pessoas a mais na fila do desemprego na passagem do mês, alta de 4,2%, segundo o IBGE. A população ocupada também cresceu mas em ritmo menor: o avanço foi de 0,2%, o que representa 42 mil pessoas a mais com emprego na comparação com março.

Houve ainda alta de 0,4% na população economicamente ativa em abril ante março (+105 mil pessoas), enquanto a população inativa diminuiu 0,5% no período (-104 mil pessoas).

Estadão

midia radio

A cada ano, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. A violência envolvendo particularmente motociclistas está se tornando uma epidemia no país. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que, em 2013, os acidentes com motos resultaram em 12.040 mortes, o que corresponde a 28% dos mortos no transporte terrestre. Nos últimos seis anos, as internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo motociclistas tiveram um crescimento de 115% e o custo com o atendimento a esses pacientes de 170,8%.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde está propondo uma série de ações intersetoriais, que deverão envolver outras esferas do Governo Federal, governos estaduais e municipais, para promoção de uma política específica de prevenção aos acidentes com motos. Nesta semana, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou algumas das iniciativas em discussão durante a 68ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra. “Não dá mais para não agir na dimensão preventiva dos acidentes com motos. É preciso propor novas medidas e elevar essa discussão a um problema de saúde pública. Algumas propostas em estudo são a obrigatoriedade de apresentação da habilitação no momento da compra da moto, por exemplo, e a possibilidade de financiamento do capacete como um EPI [Equipamento de Proteção Individual], possibilitando a venda do item de segurança junto do veículo”, exemplificou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Em novembro, o Brasil sediará o 2º Road Safety, Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, com o objetivo de repactuar metas e traçar novas estratégias do governo e da sociedade para garantir a segurança da população e salvar milhões de vidas. “Uma constatação que observamos no Brasil, e que já vimos em outros lugares do mundo, é a redução do número de atropelamentos e acidentes de carro e o aumento de acidentes de motos. A moto está substituindo a bicicleta e o cavalo e também vem sendo utilizada como um instrumento de trabalho”, observou o ministro.

NÚMEROS – Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 4.292 mortes de motociclistas em 2003, número 280% menor do que o registrado 10 anos depois (12.040). Parte do aumento de acidentes envolvendo motos se deve ao crescimento vertiginoso da frota no país. Entre 2003 e 2013, o número de motocicletas aumentou 247,1%, enquanto a população teve um crescimento de 11%.

De 2008 a 2013, o número de internações devido a acidentes de transporte terrestre aumentou 72,4%. Considerando apenas os acidentes envolvendo motociclistas, o índice chega a 115%. Em 2013, o SUS registrou 170.805 internações por acidentes de trânsito e R$ 231 milhões foram gastos no atendimento às vitimas. Desse total, 88.682 foram decorrentes de motos, o que gerou um custo ao SUS de R$ 114 milhões – crescimento de 170,8% em relação a 2008. Esse valor não inclui custos com reabilitação, medicação e o impacto em outras áreas da saúde.

PERFIL DAS VÍTIMAS – Segundo Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA 2011), que traça o perfil das vítimas de violências e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde em capitais brasileiras, 78,76% das vítimas de acidente de transporte terrestre envolvendo motociclista são homens, na faixa etária de 20 a 39 anos. Entre os motociclistas ouvidos, 19,6% informaram o uso de bebida alcoólica antes do acidente e 19,7% estavam sem capacete.

“Os acidentes pegam uma faixa etária delicada da população. Para um país que está envelhecendo, essas pessoas impactam muito, já que estão em sua idade produtiva. Esses acidentes interferem no sistema de saúde, na previdência, no trabalho e, principalmente, na vida pessoal do indivíduo”, lembrou o ministro.

Em 2010, o Ministério da Saúde implantou o Projeto Vida no Trânsito com o objetivo de reduzir os casos de mortes e feridos em decorrência de acidentes no trânsito. Entre as ações do projeto está a realização de campanhas educativas e a qualificação dos sistemas de informação sobre acidentes, feridos e vítimas fatais.

Com o banco de dados atualizado, os gestores de saúde podem identificar os fatores de risco e as vítimas mais vulneráveis nos respectivos municípios, assim como os locais onde o risco de acidente é maior. Desde a implantação do projeto, já foram liberados cerca de R$ 41,3 milhões para as atividades. Em 2012, o Ministério autorizou o repasse de R$ 12,8 milhões e, em 2013, foram repassados R$ 13,5 milhões para as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal.

Midia Jodinaldo

SONY DSC

A próxima quarta-feira (27) será de disputa entre as cidades de Currais Novos (Brasil) e La Unión (El Savador) durante o “Dia do Desafio”, evento que acontece em todo o Continente Americano e tem como objetivo principal reunir a população em atividades físicas e incentivar a prática de exercícios. A programação que acontecerá das 5h às 20h contará com diversas atividades como gincanas, torneios esportivos, passeio ciclístico, academia na praça, ginástica laboral, aulas de dança, pilates, zumba e muito mais. Os locais destinados às práticas esportivas serão os ginásios poliesportivos, AABB, escolas municipais, Largo do Tungstênio, empresas, e em outros pontos da cidade. De acordo com a coordenação local do “Dia D”, a expectativa é superar os 81,22% de mobilização alcançados em 2014. O “Dia do Desafio” será realizado pelo SESC em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos.

midia assembleia

 

fundação - foto Marcos Garcia

Em nota enviada à imprensa, a Diretoria da Fundação Vingt-um Rosado resolveu suspender as atividades por tempo indeterminado, suspender os dois únicos funcionários, entre outras ações decorrentes da falta de repasse para que o órgão permanecesse com suas atividades. De acordo com o editor da Coleção Mossoroense, Caio Cesar Muniz, desde agosto de 2012, que a Fundação não recebe repasse dos órgãos governamentais, pois a fundação é uma instituição sem fins lucrativos. A Fundação tinha um convênio com a Prefeitura de Mossoró para ajudar a mantar a estrutura do órgão. Mas, desde agosto de 2012, não recebemos mais nenhum repasse e ficamos à mingua e nessa situação que culminou na suspensão das atividades”.

Na nota, a Fundação explica que ‘diante das condições de extrema dificuldade de funcionamento e falta de apoio a esta entidade cultural nos últimos tempos’ tomou esta medida.

A maior parte do acervo está abrigado no Museu do Sertão e a Biblioteca Ney Pontes Duarte está sendo consultado sobre a possibilidade de guardar o acerco particular de Vingt-um Rosado.

jornal

 

Transposição do Rio São Franciisco - imagemwww.pensamentoverde.com.br

Professores universitários, estudantes, representantes da classe política e de órgãos públicos envolvidos nas obras do São Francisco participarão no dia 29 deste mês do seminário sobre a Integração das Bacias Hidrográficas do Nordeste com a transposição das águas do rio São Francisco. O evento será realizado das 14h às 19h, no auditório do Hotel VillaOeste.
A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e a presença de representantes da comissão, dos ministérios da Integração, do Conselho Gestor do Projeto de Transposição, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).
O debate é proposto pelo deputado federal Beto Rosado (PP), um dos doze integrantes da comissão externa da Câmara que acompanha o andamento das obras no São Francisco. O potiguar está preocupado com o projeto do ramal Apodi, que receberá as águas da transposição a partir do município de Major Sales, no Alto Oeste.
“Sem o ramal concluído, essa obra não chegará à região Oeste, castigada há tantos anos pela falta d’água. Por isso, a cobrança é constante, mesmo com a garantia dada pelo Ministério da Integração de que o projeto do ramal está sendo concluído”, destacou o deputado. A ideia do debate é possibilitar que a população conheça os impactos e as oportunidades das obras da transposição das águas do rio São Francisco.
Orçada em R$ 8,2 bilhões e com 74% de suas obras executadas, a transposição deve trazer segurança hídrica a 12 milhões de pessoas de quatro estados do Nordeste Setentrional (Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), região atingida pela pelas secas.
Entre as regiões beneficiadas pela obra estão as bacias Terra Nova, Pajeú, Brígida, Moxotó e do Agreste, em Pernambuco; do Jaguaribe e bacias metropolitanas, no Ceará; Apodi e Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte; Paraíba e Piranhas, na Paraíba.

Programação

Data: 29 de maio (sexta-feira)

Horário: 14h às 19h
Local: Auditório do Hotel VillaOeste
Av. Presidente Dutra nº 870 – Ilha de Santa Luzia – Mossoró/RN

Mesa 1: PAUTAS ACADÊMICAS – 14h às 16h

Coordenação: Prof. Doutor Luiz César (Ufersa)

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ

Prof. Doutor Paulo César (Ufersa)

CONTEXTO GEOAMBIENTAL E SOCIOECONÔMICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ

Prof. Doutor Rodrigo Guimarães de Carvalho (Uern)

DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DO RIO APODI-MOSSORÓ

Profª. Doutora Sueli Leal de Castro (Uern)

GARANTIAS HÍDRICAS A PARTIR DA TRANSPOSIÇÃO

Prof. Doutor José Francismar de Medeiros (Ufersa)

O PAPEL DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ

Prof. Doutor Ramiro Gustavo Valera Camacho (Uern)

15h30 – debates

Mesa 2: A FEDERAÇÃO E SUAS PAUTAS – 16h às 18h

Coordenação: Professor Mestre Betinho Rosado, autor da proposição que autoriza o Poder Executivo a incorporar a bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf

PROJETO GERAL DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

ÊNFASE NO EIXO NORTE. TRECHO IV
Ministério da Integração Nacional

OPERADOR DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO – Decreto nº 8.207 de 14/03/2014

José Machado – Assessor da presidente da Codevasf

SITUAÇÃO DOS PROJETOS DO GOVERNO DO RN RELACIONADOS À

INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO: A visão sobre o uso das águas
José Mairton Figueiredo de França – Secretário do Meio Ambiente e Recursos
Hídricos do RN

TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO E SEUS EFEITOS SOBRE O TERRITÓRIO POTIGUAR: Impacto ambiental e a população beneficiada

Josivan Cardoso Moreno – Diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN

17h30 – debates

Mesa 3: A PAUTA POLÍTICA – 18h às 19h

Dengue mata - imagem www.ricardoorlandini.net

 

SONY DSC

A caminhada “Faça Bonito – Projeta Nossas Crianças e Adolescentes” reuniu centenas de currais-novenses na tarde desta quarta-feira (20) pelas principais avenidas da cidade, passeata que contou com a participação de diversos projetos sociais, estudantes, equipes da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), dos CRAS e CREAS, além da presença de secretários municipais e da coordenação da campanha no município. Os projetos sociais da AABB Comunidade e PROERD realizaram diversas intervenções artísticas e culturais durante todo o trajeto da caminhada, que teve início na Praça Tetê Salustino e se encerrou no Largo do Tungstênio Hotel.

O “Faça Bonito” é uma campanha nacional que tem o objetivo de sensibilizar a população e mobilizar toda a sociedade na luta de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de menores. Desde o último dia 11 de março a equipe da assistência social de Currais Novos vinha realizando diversas atividades nas escolas e em toda a cidade para mostrar a importância da campanha. “Estamos felizes com a caminhada e temos a certeza que nosso objetivo foi alcançado”, disse Graciely Cortez, coordenadora do CREAS “Professor Simão”. Após a caminhada, a equipe presentou a Escola Municipal de Nossa Senhora com o prêmio de melhor painel artístico em alusão à campanha.

Anuncio Kalango Maio

 

Reunião ANORC_Demis Roussos (1)

A procura foi grande e todos os espaços de argolas e currais da Exposição Agropecuária do Seridó, que acontece este final de semana, no Parque de exposição Governador Walfredo Gurgel, na cidade de Caicó, foram preenchidos. O evento, que movimentará a economia da região, é realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, com apoio da ANORC – Associação Norte-riograndense de Criadores e ANCOC – Associação Norte-riograndense de Caprinos e Ovinos. As entidades esperam recorde na participação de animais nas diversas raças de bovinos, caprinos e ovinos, bem como nos resultados de negócios gerados.

Apesar da seca que há quatro anos impera no Estado, os agropecuaristas estão confiantes numa realização bem sucedida do calendário de Exposições Agropecuárias, que este ano recebeu incentivo maior do Governo do RN. “Isso demonstra a força, vocação e talento dos nossos criadores. A grande participação na exposição de Caicó é mais uma demonstração da pujança da nossa pecuária. O desafio agora é criarmos mecanismos para a convivência permanente com a seca, com apoio governamental, tecnologia e investimentos privados também. Estamos convocando todos para um grande debate em Caicó, no próximo sábado, quando vamos debater as estratégias que devemos adotar”, destaca Antônio Teófilo, presidente da ANORC.

A Exposição do Seridó contará com uma vasta programação, envolvendo atrações locais, artesanato regional julgamento de pista de caprinos, ovinos e bovinos (pardo suiço, guzerá e sindi) e o grande leilão Seridó. O evento acontece no período de 21 a 24 de maio de 2015. A abertura oficial acontece nesta sexta (22), 19 horas. No sábado, 10 horas, está programada uma grande reunião de agropecuaristas e diversas entidades representativas, como FAERN, ANORC, ANCOC, para tratar do tema da seca e as alternativas a serem adotadas pelos criadores para a manutenção dos rebanhos com produtividade.

A Exposição de Caicó será realizada sob coordenação do Governo do Estado. No início desta semana, o governador Robinson Faria recebeu todos os representantes do segmento agropecuário e assegurou apoio na execução do calendário de exposições, bem como na intermediação, em Brasília, de pleitos como a manutenção da venda do milho subsidiado e a renegociação de dívidas para que novas operações bancarias possam ser realizadas. “Sabemos que estas não são atribuições do Governador, mas ele levará essa bandeira para Brasília. No que cabe ao Governo do RN, estamos atentos e trabalhando para compensar as perdas da seca. Inclusive a questão do abastecimento dágua não só para humanos mas também para o abastecimento animal”, destacou o secretario de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Dia: 22/05/2015 – Sexta-feira

19:00 – Abertura oficial da Exposição.

Dia 23/05/2015 – Sábado

08:00 – Início do julgamento dos Caprinos e Ovinos, logo em seguida o julgamento dos Bovinos;

20:00 – Grande Leilão Seridó.

Dia 24/05/2015 – Domingo

09:00- Saída dos animais.

Star Conect

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Várias são as soluções para o enfrentamento da escassez de água. Algumas delas bem conhecidas, como perfurações de poços, cisternas rurais, barragens, adutoras e canais, mas existe outra solução que passa exatamente pela tecnologia de ionização atmosférica. Esse processo químico-físico utilizado em países que vivia sofrendo com a falta d’água em países como Israel, México, Rússia e Cuba, conseguiu corrigir o baixo volume dos seus rios e reservatórios, decorrente das poucas precipitações pluviométricas. Situação semelhante ao semiárido nordestino. Para evitar o colapso d’água, esses países investiram numa tecnologia de ponta, que induz a precipitação de chuva. “É bem verdade, que isso só foi possível, depois de estudos realizados e que garantiria importantes vantagens, principalmente nos aspectos econômico, social e político”, disse o vereador Leleu Fontes, que pretende defender a implantação de projeto semelhante no Rio Grande do Norte.

“Lutarei para sensibilizar as autoridades políticas do estado, mas antes é preciso estimular a discussão, convocando a sociedade acadêmica, civil e a população, para começar discutir o assunto e brevemente realizar uma grande audiência pública, com profissionais especialistas no tema. E lutarei para que nenhum nordestino ou animal venha a morrer de sede”, disse Leleu.

sidyss

 

Agentes penitenciários fazem manifestação em Natal  - foto divulgação

Durante toda esta quarta-feira (20), os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte estão de braços cruzados. A categoria realiza uma paralisação de 24 horas, bem como promove ato público em frente à Governadoria. O objetivo é chamar atenção da sociedade e do Governo do Estado para a falta de valorização e o caos no Sistema. De acordo com os Agentes Penitenciários, desde que começou o ano, o novo governador ainda não deu nenhuma perspectiva concreta do planejamento para o resgate da categoria e do Sistema Penitenciário.
“A sociedade acompanhou, nos últimos meses, rebeliões, fugas e mais fugas e nós agentes penitenciários é que estávamos na linha de frente de tudo isso. Essa situação, aliás, não é de agora. Há anos o Sistema Penitenciário do RN vive no caos, mas o governador Robinson, que afirmou que seria o governador da Segurança, ainda não deixou claro o que pretende fazer para mudar esse quadro”, afirma Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes, a categoria esperava que o Governo do Estado se preocupasse pelo menos em valorizar os servidores, enviando para a Assembleia Legislativa o projeto do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Agentes Penitenciários.

“Essa seria uma medida que, nesse primeiro momento, iria estimular e resgatar a dignidade dos agentes penitenciários. Poucas pessoas conhecem a realidade de uma unidade prisional. Vivemos praticamente no lixo que é jogado debaixo do tapete pelos governantes. Diariamente, colocamos nossas vidas em risco, não apenas porque estamos lidando com criminosos perigosos, mas também porque as cadeias do RN são focos de doenças infectocontagiosas”, declara.

Os Agentes Penitenciários esperavam que o Governo do Estado desse uma resposta sobre o envio do PCCR da categoria até esta terça-feira, como tinha sido acordado em reunião realizada com o governador Robinson Faria no último dia 14. “Esperamos até às 19h desta terça-feira e não tivemos nenhuma resposta”, completou Vilma Batista.

Durante a paralisação de 24 horas desta quarta-feira, apenas os serviços básicos e de urgências estão sendo mantidos nas unidades prisionais.

PIANO

 

SONY DSC

A campanha nacional de vacinação contra a gripe se encerra nesta sexta-feira (22) e a meta do Ministério da Saúde que é imunizar 80% do público-alvo ainda não foi atingida, onde até a última segunda-feira (18) foram vacinados apenas 29,24% das pessoas. De acordo com dados do Ministério e da Secretaria Municipal de Saúde, Currais Novos vacinou até a última sexta-feira (15) 2.749 pessoas, atingindo assim o índice nacional, ou seja, 29%, sendo maior que o registrado no Rio Grande do Norte, que foi de apenas 27,37%. Para a enfermeira Verônica Cabral, a vacinação é importante pois previne as pessoas das diversas complicações da gripe. “Todas as Unidades Básicas de Saúde de Currais Novos estão realizando a vacinação, e é importante que a população procure as unidades para serem imunizadas”, disse.

Devem receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e pessoas com doenças crônicas como as respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, entre outros.

midia radio

 

Coremas distribuirá três mil litros d’água por dia para o Seridó - imagem tenente laurentino agora

O abastecimento de água em quatro municípios na região Seridó do Rio Grande do Norte transformou-se em uma disputa política entre o Estado Potiguar e a Paraíba. Para garantir o consumo humano nas cidades de Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e São Fernando, regularizando a vazão do rio Piranhas/Açu, a Agência Nacional de Águas (ANA), na última quinta-feira (14), decidiu e autorizou o aumento da vazão do açude paraibano de Coremas, no Sertão Paraibano, de 2,4 para 3,0 metros cúbicos (três mil litros) por segundo. Ontem (19), o coordenador regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Paraíba, Avanir Ponce Braga, pediu reunião com os envolvidos no caso para reavaliação da medida.

“O que temos proposto é que haja um encontro entre os envolvidos, não só os dois Dnocs, mas, também a ANA e os Governos Estaduais, para que se encontre uma solução plausível e legal, sem prejudicar qualquer qualquer um dos Estados, tendo em vista que a continuação desta liberação ocasionará em uma redução rápida do armazenamento em curto prazo”, disse Braga.

A decisão pelo aumento da vazão, inclusive, ocorreu após reunião na capital potiguar, no último dia 13 de maio, que contou com a presença de representantes de várias instituições do RN e da Paraíba, ligadas aos recursos hídricos e ao meio ambiente. “No dia seguinte, a ANA encaminhou email com a demanda, em virtude das condições climáticas e de abastecimento na região Seridó”, comentou Braga.

Midia Jodinaldo

 

Curso de gestantes - foto divulgação

Foi realizada ontem (19), na sala de reuniões da secretaria municipal de assistência social, a solenidade de encerramento do XVIII curso de gestante, uma iniciativa da prefeitura de Lagoa Nova através da secretaria de assistência social e com a  coordenação da equipe do CRAS, com o apoio da secretaria municipal de saúde e secretaria municipal de educação. O curso teve início em 3 de março, durante este período as mães tiveram o acompanhamento de assistente social, psicóloga, enfermeira, nutricionista, instrutor de artes e odontólogo. Foram trabalhadas várias atividades como; a importância da família na formação infantil, alimentação saudável na gestação, fisiologia do aparelho reprodutor, tipos de parto, importância do papel de mãe e enfim vários temas que abrange o universo da mãe foram discutidos durante o curso de gestante. Na ocasião foram entregues diploma de conclusão do curso e kits as 26 mães participantes do curso. Na solenidade de encerramento, teve a presença do Presidente da câmara municipal de vereadores Nazareno Ulisses, da secretária de assistência social Marília Victor e demais colaboradores das instituições parceiras. No decorrer da solenidade as autoridades fizeram a entrega  de kits para as gestantes que participaram do evento.

midia assembleia

 

ezequiel_ferreira06

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa está propondo que todos os programas habitacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado trarão a reserva de 10% das unidades, para os idosos, a partir de 60 anos de idade. “Nosso Projeto de Lei traz a garantia do cumprimento da legislação nacional e de moradia digna aos idosos. A proposta define a cota, mas com o zelo em beneficiar apenas os idosos com renda familiar inferior a um salário mínimo e que não sejam proprietário de nenhum imóvel”, argumentou Ezequiel Ferreira.

A seleção dos idosos contemplados, de acordo com a proposta será feita pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) baseada nos cadastros dos programas assistenciais em curso. “A proposta não representa um maior desembolso de recursos nos programas de habitação popular, modificando apenas a forma de sua distribuição. Oferecer prioridade ao idoso na distribuição da casa própria é questão de justiça”, defende o presidente da Assembleia.

jornal

 

Jornal Online

Turismo Religioso

www.scriptsell.net