Médicos são homenageados pela Assembleia Legislativa

Posted on out 22, 2014 in Acontecimentos

Assembleia foto João Gilberto

A batalha incansável e diária dos médicos pela preservação da vida e sua dedicação ao semelhante foram destacados pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta (PROS), na sessão solene realizada esta manhã (22). A solenidade em homenagem a estes profissionais foi pela passagem do Dia do Médico, comemorado no último dia 18.

O evento foi uma iniciativa do deputado Antônio Jácome (PMN) e lotou o plenário Clóvis Motta e galerias da Casa. “Os médicos são os anjos da guarda de nossas vidas. Homens e mulheres que dedicam sua vida ao semelhante, utilizando o conhecimento acadêmico a serviço da saúde. Muito mais do que nossas homenagens, eles tem o nosso respeito e apoio sempre”, disse o presidente.

A placa comemorativa foi entregue a 23 profissionais das mais diversas especialidades que se dedicam ao ofício da Medicina no RN. “É na força do médico, na sua profissão de fé prestada no juramento de Hipócrates que está a confiança dos enfermos e a esperança da cura”, afirmou.

A solenidade contou com a presença da diretoria das principais entidades representativas da classe: Sindicato dos Médicos (Sinmed RN); do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Associação Médica do RN (AMRN).

Antônio Jácome disse que os profissionais passam hoje por um momento extremo, em que “A imagem é vilipendiada, questionada e debatida, quando, antes, ser médico era estar acima do aspecto humano e bem próximo da divindade”.

O autor da homenagem na ALRN disse que atualmente há um sentimento nacional de que a culpa na crise da saúde está no médico: “Quando na verdade o médico é a grande vítima desse sistema de saúde que precisa ser redimensionado”, disse. Jácome citou profissionais de renome e que fizeram história no RN, como Januário Cicco, Leide Morais, Onofre Lopes, entre outros que dedicaram suas vidas integralmente em defesa da vida.

A deputada Márcia Maia (PSB) prestou uma emocionada homenagem ao pai, o médico e ex-deputado Lavoisier Maia Sobrinho. A parlamentar lembrou passagens da trajetória profissional e das dificuldades enfrentadas no início da profissão. “Com muitas dificuldades ele se afastou da família para se dedicar aos estudos e sempre foi muito solidário com as pessoas mais humildes”, disse.

Homenageados:
Álvaro Barros
Clélia Dias Leão
Daladier Pessoa Cunha Lima
Edmar Macedo Montenegro
Edimar Medeiros Dantas
Elio Barreto
Fernando Moura
Geraldo Ferreira Filho
Gutemberg do Amaral Gurgel
Henrique Eduardo Macedo Fonseca
Francisco José Cure de Medeiros
Kerginaldo Jácome
Lavoisier Maia Sobrinho
Madson Vidal
Marcos Dias Leão
Maria de Lourdes
Manoel Marques de Melo
Olímpio Maciel
Ricardo Gomes
Ricardo Bittencourt Leite
Rodrigo Azevedo
Verdi Dantas Nóbrega Júnior
Vicente de Paula Morais

nobrega

Funcionária usa e-mail do BNB para pedir voto para Dilma

Posted on out 22, 2014 in Política

Com a disputa eleitoral pegando fogo em torno do papel dos bancos públicos no próximo governo, o Banco do Nordeste (BNB) se envolveu em mais um episódio de uso de e-mail institucional para pedir votos para a presidente Dilma Rousseff. Num e-mail do BNB, que é vinculado ao Ministério da Fazenda, a secretária do banco, Maria Ronilda de Oliveira, convoca outros funcionários da instituição para uma “grande manifestação” nesta terça-feira, 21, em defesa das estatais e pela reeleição da presidente Dilma.

“Com faixas, bandeiras e muita gente vestida de vermelho. Aí seria a oportunidade para fazer uma foto boa, se conseguirmos juntar gente suficiente”, diz a funcionária, que recomenda que a mensagem seja compartilhada por outros funcionários. No e-mail, ela informa que dois militantes ficarão na entrada dos fundos do Banco (portaria 3), disponíveis para colar adesivos grandes (painéis de vidro traseiro) nos carros daqueles que estiverem dispostos.

Procurado, o BNB informou, por meio de nota, que a funcionária foi notificada logo que a mensagem foi identificada. A nota não fala em punições, mas destaca que o correio eletrônico concedido a cada um de seus funcionários obedece às normas e deve se restringir, exclusivamente, à finalidade institucional.

Não é o primeiro caso de uso de e-mail institucional do governo para a campanha. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo da semana passada mostrou que uma funcionária da Caixa utilizou o e-mail corporativo do banco para enviar mensagem a colegas com a ameaça de que o banco será “privatizado” caso o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, vença as eleições. O e-mail foi enviado a um número restrito de destinatários. A funcionária da Caixa foi advertida pelo ato pelo supervisor direto e teve a conta bloqueada assim que o banco teve conhecimento da ação. Servidores do Banco do Brasil também receberam, no e-mail corporativo, mensagem com teor semelhante. Com o título “Tucanos querem acabar com os bancos públicos”, o e-mail partiu de um grupo que se denomina “Unidade BB”, formado por “militantes sindicais e políticos”, ligados à Articulação Sindical, corrente da CUT.

O uso do e-mail institucional do BNB para fins eleitorais foi denunciado pelo assessor econômico de Aécio Neves na campanha, Mansueto Almeida, no seu blog na internet. “É sempre a mesma coisa – uso de e-mail institucional para pedir voto para a presidente. Acho que as pessoas que tomam essa atitude ou não sabem que estão infringindo a lei ou acham que o partido do governo pode fazer qualquer coisa para ganhar a eleição”, critica o economista licenciado do Ipea.

Nessa reta final da campanha, a presidente Dilma tem atacado o adversário com críticas de que Armínio Fraga, indicado para o Ministério da Fazenda, em caso de vitória, vai reduzir o papel dos bancos públicos no crédito à população.

Agência Estado

Starnet

Robson está processando Henrique Alves por difamação e injúria

Posted on out 22, 2014 in Política

A Coligação Liderados pelo Povo vem a público manifestar o seu repúdio e indignação com a informação difamatória e injuriosa veiculada no programa eleitoral do candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB), de que o candidato Robinson Faria (PSD) estaria devendo as contribuições condominiais em unidades habitacionais Jangadas e Caravelas e que teria adquirido bens com financiamento do Minha Casa Minha Vida.

Por estas acusações infundadas o candidato Robinson Faria está processando o Sr. Henrique Alves por difamação e injúria.

Robinson já tem em mãos um Nada Consta da Rocha Assessoria Condominial, datada de 5 de setembro de 2014, comprovando a quitação das taxas condominiais feitas pela MRV.

As unidades habitacionais que Robinson possui nestes condomínios são fruto da permuta com a construtora. Em troca do terreno de sua propriedade recebeu o pagamento em apartamentos, numa transação legítima dentro dos parâmetros legais e praticados pelo mercado imobiliário. Ou seja, não houve aquisição de bens por parte de Robinson através de nenhuma linha de financiamento do programa do Governo Federal.

Parece que neste segundo turno o candidato Henrique Alves está se servindo das baixarias que disse tanto combater. É só analisar as peças publicitárias de sua campanha e a utilização de redes sociais para tentar manchar a honra de Robinson Faria e da sua família.

Mas o povo sabe diferenciar os dois candidatos. Robinson não tem sua trajetória marcada por escândalos e é Ficha Limpa. Henrique Alves tem inúmeras suspeitas de envolvimento com escândalos, muitas sob investigação.

A utilização de tanta baixaria só se explica pelo desespero do repúdio popular à sua candidatura e a situação em que Henrique se encontra nas pesquisas de intenção de votos e da iminente derrota nas urnas no próximo dia 26. A verdade prevalecerá!

Assessoria de Comunicação de Robinson Faria

Publicidade Sidy's

Henrique tenta intimidar a população de Ielmo Marinho

Posted on out 22, 2014 in Política

É notório o desespero da campanha do candidato Henrique Alves. Nesta última segunda-feira (20) o candidato esteve no município de Ielmo Marinho e de forma desesperada e autoritária tentou coagir a população ielmomarinhense que em seu discurso dizia: “Antes lembre-se com quem vocês estão falando, queiram ou não queiram, gostem ou não gostem sou Presidente da Câmara dos Deputados Federais, e se não gostarem do que eu estou dizendo se prepararem…” disse o candidato do acordão Henrique Alves.

É impressionante como Henrique Alves tem utilizado de artifícios antidemocráticos para conquistar votos em pleno século 21. Com um tom ditatorial e de muita intimidação aos eleitores ielmomarinhenses, o candidato do acordão tentou mostrar todo o seu poder político. Inclusive dizendo que o povo de Ielmo Marinho que não votou nele durante o primeiro turno estava escondido atrás das portas e janelas com medo de sua presença no município.

Chega a ser ridículo um candidato ao governo que está há 44 anos no poder, e que nunca fez nada pelo município se achar no direito de amedrontar a população e ainda por cima, dizer que as pessoas estão escondidas devido a sua presença. Escondidos? Ou assim como foi o vergonhoso comício em Touros, onde quase ninguém compareceu, voltou a se repetir na cidade de Ielmo Marinho.  Realmente o povo não está com Henrique!

Fonte: Ielmo Marinho Em Foco

Publicidade Kalango

Nova pesquisa Datafolha mostra que empate técnico entre Dilma e Aécio se mantém

Posted on out 22, 2014 in Política

Pesquisa Datafolha divulgada hoje (22) mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 47% das intenções de votos. Aécio Neves, do PSDB, tem 43%. Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois seguem tecnicamente empatados. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 46% e Aécio, 43%.

Votos brancos e nulos somam 6%, enquanto 4% ainda estão indecisos. Considerados os votos válidos (excluindo-se os brancos, nulos e de indecisos), Dilma tem 52% e Aécio, 48%, o que também configura empate técnico dentro da margem de erro. No levantamento anterior, os índices dos candidatos eram os mesmos – 52% e 48%, respectivamente.

O levantamento detectou aumento do interesse da população pela disputa: 50% dos entrevistados dizem ter grande interesse pela eleição. No fim de agosto, eram 39%.

Contratada pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa Datafolha ouviu 4.355 eleitores nesta terça-feira (21) em 256 municípios brasileiros. O nível de confiança é 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01160/2014.

No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves recebeu 33,55%. O segundo turno das eleições presidenciais será no próximo domingo (26).

Agência Brasil

PIANO

Caern alerta para o consumo das cidades abastecidas com água do Rio Piranhas-Assú

Posted on out 22, 2014 in Acontecimentos

Em função da baixa do volume de água do rio Piranhas-Assú, que abastece as cidades de Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e parte de Caicó, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), alerta à população destes municípios sobre evitar o desperdício e enfocar a economia de água enquanto persistir esta situação.

Para se ter uma ideia, por causa desta situação, o abastecimento de água de Caicó está temporariamente sendo realizado somente pelo açude Itans, o que representa 50% do abastecimento total.

O motivo é que, além da seca, com a baixa precipitação para abastecer o rio Piranhas-Assú, a alimentação hídrica do rio, que se dá pelo complexo Complexo Curema-Mãe D’água, nascente na Paraíba, está comprometida em função de um barramento de vegetação.

Este barramento, na altura do rio Piancó, está interferindo no fluxo hídrico da água para o Rio Piranhas-Assú. A Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela gestão destas águas, tentou inicialmente uma intervenção manual para retirada desta vegetação, sem sucesso. O serviço vem sendo realizado pelo DNOCS/CEST-PB desde 13 de outubro passado.

A limpeza mecanizada, por meio de retroescavadeira, somente será possível após significativo avanço na limpeza manual, o que não ocorreu até o momento, pelas condições técnicas e naturais apresentadas. “Fomos informados pela ANA que isto pode demorar, por isso é importante que a população faça a sua parte, economizando”, ressalta Bruno Medeiros, chefe da unidade de água em substituto de Caicó.

O rio Piranhas-Assú encontrava-se no início da semana com um volume de 43 centímetros, quando o normal é aproximadamente 86 centímetros. Por causa disso, a Caern teve que desativar uma das duas bombas que retiram água do rio, mantendo o volume disponível pelo máximo de tempo possível.

 

DICAS

Dentre as principais dicas para economizar água, estão evitar lavar louça, cabelos ou escovar os dentes com a torneira ou o chuveiro aberto. Também evitar “varrer” a calçada com a água da mangueira e, ainda, verificar a ocorrência de vazamentos nas instalações internas do imóvel, como torneiras e caixa de descarga.

Starnet

Aécio tem 53,2% contra 46,8% de Dilma, diz instituto

Posted on out 21, 2014 in Política

O senador Aécio Neves (PSDB) seria eleito presidente da República com 53,2% dos votos válidos, caso a eleição fosse hoje. É o que diz pesquisa do instituto Veritá, encomendada pelo jornal Hoje em Dia. A presidente Dilma Rousseff (PT) não seria reeleita pois conta com 46,8% da preferência do eleitor.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de outubro e ontem e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento descarta o empate técnico, já que no pior cenário de Aécio e no melhor de Dilma, o tucano continua à frente. Se forem considerados os votos totais, o senador Aécio Neves teria 47% das intenções de voto. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo.

Rejeição

De acordo com o Veritá, a rejeição da presidente Dilma é maior que a do senador. O índice de rejeição dela é de 46,1% dos eleitores. Já 39,1% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Aécio Neves.

O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que será eleito o próximo presidente da República, no dia 26 deste mês. Para 56%, o senador tucano vencerá a disputa. Os outros 44% acreditam que a petista sairá vitoriosa.

A amostragem da pesquisa é 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros. Ela foi registrada com o número 01144/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança é de 95%.

Publicidade Sidy's

2º Encontro Sesc de Bandas de Música encerra programação da Aldeia Seridó

Posted on out 21, 2014 in Acontecimentos

No próximo sábado (25/10), às 18h, ocorre o 2º Encontro Sesc de Bandas de Música do Seridó. Com concentração na praça do Coreto, 12 bandas tradicionais da região se unirão a outras duas de estados nordestinos, totalizando 600 músicos, que desfilarão em cortejo pelas ruas da cidade até a Ilha de Sant’Ana. Lá, as bandas executarão a Valsa Royal Cinema, o dobrado “Aldeia Sesc Seridó 2014” e o frevo Sesc Seridó.

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) realizou, na cidade de Caicó, uma vasta programação cultural aberta ao público. A Aldeia Sesc Seridó uniu projetos como o Letra&Música, Palco Giratório, BiblioSesc e CineSesc durante 15 dias em diferentes localidades. Além das apresentações culturais, a instituição do Sistema Fecomércio oferece oficinas de incentivo às artes como a confecção de cordel, mamulengos, instrumentos musicais e danças populares.

Na terça-feira (21), às 19h, a Cia Cênica Ventura apresenta o espetáculo de rua “Anjos Moribundos”, no Distrito de Lajinha. No mesmo dia, o CineSesc realiza a Mostra Ditadura Militar, das 18h às 22h, na Casa de Cultura de Caicó. A oficina de Iluminação Cênica e show de Mamulengos com Ricardo Guti fazem parte da programação. Na sexta-feira (24), às 19h, haverá mais um show dentro do projeto Letra&Música, no Sesc Seridó. A programação completa da Aldeia Sesc está disponível no sitewww.sescrn.com.br.

Serviço:

O quê? 6ª edição Aldeia Sesc Seridó

Quando? 10 a 25/10

Onde?
Sesc Seridó:
 Rua Washington Luiz, nº. 55, Boa Passagem.Tel.: 3421-2337

Ilha de Sant’Ana

Bairro Frei Damião

Centro Cultural Adjuto Dias

Praça do Corêto de Currais Novos

Casa de Cultura de Caicó

Escola Presidente Kennedy – Centro

Escola EECAM – Barra Nova

Escola Herman Gmainer – Castelo Branco

Currais Novos

ENTRADA GRATUITA

Publicidade Kalango

Currais Novos monta base do time da segunda divisão com jogadores conhecidos

Posted on out 21, 2014 in Esporte

quirino - imagem o mossoroense

Usando a experiência como base, a diretoria do Currais Novos Esporte Clube já começou a montar seu elenco para as disputas do Campeonato Estadual da 2ª Divisão, que dará direito ao seu campeão a uma vaga na divisão principal em 2015. Pelas primeiras contratações, a ideia parece mesclar o elenco com atletas jovens, porém sem esquecer um toque de experiência com jogadores já rodados no futebol.
Entre os reforços, dois nomes conhecidos do futebol de Mossoró e da própria região do Seridó. É o caso do atacante Quirino, que já atuou pelo Potiguar, mas também já defendeu o Potyguar de Currais Novos e o Santa Cruz. Quirino, hoje com 35 anos, já foi artilheiro da primeira divisão e agora espera poder emprestar sua experiência no acesso do Currais Novos.
Outro nome anunciado foi do zagueiro Everaldo. No futebol mossoroense ele já teve o apoio de todas as torcidas, jogando pelo Potiguar, depois pelo Baraúnas e também uma passagem pelo Mossoró Esporte Clube. Os dois receberão a orientação do também experiente em estaduais do Rio Grande do Norte, seja como jogador ou treinador, Wassil Mendes, que já trabalhou no Baraúnas.

nobrega

Agentes federais entram em greve na quarta-feira. RN segue a decisão nacional

Posted on out 20, 2014 in Acontecimentos

agentes federais  - imagem www.notibras.com

Em assembleias realizadas nos dias 16 e 17, milhares de policiais federais em todo o país decidiram paralisar suas atividades a partir da próxima quarta-feira (22). A greve de 72h – quarta, quinta e sexta – terá início com um ato na terça-feira (21), à noite, em frente ao SINPEFRN. Os grevistas reclamam das interferências e da falta de compromisso do atual governo.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), os agentes, escrivães e papiloscopistas federais se sentem desprestigiados, com salários congelados há seis anos, e reclamam da falta de compromisso do atual governo em relação ao termo de acordo que finalizou a última greve em 2012.

O estopim da greve é a recente Medida Provisória 657, que “atropelou” as tratativas junto ao Ministério do Planejamento. Ao restringir as chefias e o conceito de autoridade policial somente para o cargo de delegado, a medida cria uma hierarquia política nunca existente na PF, e retira a autoridade e autonomia técnica dos demais policiais envolvidos nas investigações.

Segundo Jones Borges Leal, presidente da Fenapef, “queremos uma polícia com chefes que mereçam os seus cargos pelo mérito e pela experiência. Somente com profissionalismo podemos evitar interferências nas investigações, garantir que todas as provas produzidas pelos agentes federais cheguem na justiça e impedir que ocorram vazamentos de informações sigilosas”.

De acordo com José Antônio Aquino, presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia federal do Rio Grande do Norte – SINPEFRN: “A Polícia Federal está sendo desvalorizada, pois são desperdiçados os recursos financeiros e humanos, enquanto a população precisa do combate ao crime organizado e corrupção. Nossa realidade em nosso Estado é a mesma que acontece em todo País, com agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal sofrendo com tudo isso”.

Num quadro considerado caótico pelas entidades sindicais, a cada ano mais de 250 agentes federais abandonam a carreira, o índice de doenças psíquicas é altíssimo, a queda no número de indiciamentos é comprovada, o aumento da violência e criminalidade no país é visível, e os problemas de gestão das polícias são piorados por chefias que são escolhidas por critérios políticos.

Starnet

 

No ponto mais baixo da campanha, Lula comanda show de baixarias em MG

Posted on out 20, 2014 in Política

Em um comício realizado em Belo Horizonte neste sábado – sem a presença de Dilma Rousseff -, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ultrapassou os limites da inconsequência e comandou um show de baixarias e ofensas desmedidas contra Aécio Neves. Foi o ponto mais baixo da campanha até aqui. E não apenas desta campanha: desde 1989 o Brasil não assistia a um festival de ataques como os que o PT protagonizou em uma campanha. Lula não apenas se utiliza das mesmas armas de que foi alvo na campanha contra Collor, como vai ainda mais longe. No comício, o ex-presidente citou o nome de Aécio muito mais que o de Dilma, que se tornou personagem secundário dos discursos. A ordem era atacar, sem tréguas.

Em um discurso precedido por insultos pessoais ao tucano, Lula disse que Aécio usa violência contra as mulheres, por “experiência de vida”, e a tática de “partir para cima agredindo”. Ao comentar a estratégia do tucano contra Dilma Rousseff, o ex-presidente insinuou que Aécio costuma bater em mulheres. “A tática dele é a seguinte: vou partir para a agressão. Meu negócio com mulher é partir para cima agredindo”, afirmou Lula. O ex-presidente também classificou Aécio de “filhinho de papai” e “vingativo”. E o comparou a Fernando Collor. O mesmo Fernando Collor que hoje divide palanques com Dilma, como há uma semana, em Alagoas. Lula ainda voltou a mencionar o episódio em que o adversário deixou de soprar o bafômetro em uma bliz no Rio de Janeiro.

PIANO

Programação do “Outubro Rosa” teve início nesta segunda, 20, em Currais Novos

Posted on out 20, 2014 in Cidade

Abertura Outubro Rosa 04

A Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (20) a programação do “Outubro Rosa” no município, que acontecerá até a próxima sexta-feira (24) com diversas ações em prol da prevenção do câncer de mama. Na manhã desta segunda o prefeito Vilton Cunha, servidores da SEMSA e população, participaram da abertura da programação num café especial na sede da secretaria. “Desde que assumimos a gestão municipal buscamos ampliar as equipes de saúde da família para fortalecermos as ações em benefício da população, e esta semana teremos importantes eventos em prol da prevenção ao câncer de mama”, disse o prefeito, afirmando que “estar bem com a vida é cuidar da saúde”. Após a abertura da semana “Outubro Rosa”, duas mulheres deram depoimentos emocionados sobre como conseguiram vencer o câncer de mama. Socorro Guimarães lembrou que a oração e o apoio da família foram fundamentais para a cura. “Meu coração dizia que eu não estava bem, após descobri o câncer tive na minha família e em Deus a força para vencer”, disse emocionada. A servidora municipal D.Marlene destacou o apoio da assistência social da LIGA durante o tratamento. “A importância da humanização no tratamento foi fundamental nessa luta”, comentou. O “Outubro Rosa” em Currais Novos conta com o importante apoio da “Avon” através da empresária Illona Ximenes.

 

Confira a programação do “Outubro Rosa” em Currais Novos

 

Terça-feira (21)

  • 07h às 11h e das 13h às 17h – Dia da Mamografia – Atendimento médico com mastologista, solicitação de exames e realização de mamografias. (Local: Núcleo de Saúde Reprodutiva, antiga Policlínica)

 

Quarta-feira (22)

  • 07h às 11h – Palestras educativas com a equipe do NASF nas Escolas Particulares
  • 13h às 17h – Palestras educativas  e preventivas com a equipes dos PSF’s nas Escolas Públicas
  • 19h às 22h – Palestras educativas e preventivas com a equipe da Secretaria de Saúde no IFRN e UFRN

 

Quinta-feira (23)

  • 07h às 11h – Palestras, orientações, quebra de paradigmas e rodas de conversa com nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiros. (Local: NASF – em frente ao Ginásio Agenorzão)

 

Sexta-feira (24)

  • 09h às 11h30 – Blitz educativa (Local: Semáforo da Sidys Tv a Cabo e Praça Cristo Rei)

 

  • 16h30 – 2ª Caminhada Outubro Rosa (Local: Concentração ás 16h na Praça Tetê Salustino, seguindo em direção a Praça Cristo Rei)

Logo após, show musical e muita dança com educadores físicos do NASF

  • 18h – Show de Ricelly Russ, Silvinha, Elaine Santos, Naline Joeli e Sânsia (Local: Praça Cristo Rei)
  • nobrega

Justiça Estadual de Currais Novos realiza leilão

Posted on out 20, 2014 in Acontecimentos

Currais Novos, 20 de outubro de 2014 - A Justiça Estadual de Currais Novos em conjunto com o leiloeiro oficial Davi Eduardo Paulim realizam leilão presencial e eletrônico nos dias 21 de outubro e 03 de novembro de 2014, às 10:00 horas, na Câmara de Dirigente Lojista e com lances online de qualquer lugar do país, pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rn. No evento, serão leiloados imóveis comerciais, rurais e urbanos em Currais Novos, Bayeux, São Vicente e região. Além disso, veículos e outros bens também fazem parte do pregão. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br/rn ou então pelo 0800-707-9272.

Radio Nova Era 2014

Trabalhador nascido em maio já pode sacar abono salarial do PIS

Posted on out 20, 2014 in Acontecimentos

abono - imagem defato

Os trabalhadores com aniversário no mês de maio vão receber nesta terça-feira (21) o pagamento do Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito disponível no banco corresponde a um salário-mínimo, R$ 724. Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 23 milhões de pessoas no País têm direito ao benefício. Os depósitos desta fase final foram iniciados no dia 14 para aqueles que nasceram em abril. O dinheiro pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015. O cronograma de pagamento do PIS referente ao período 2014-2015 será concluído no próximo dia 31 de outubro, com o pagamento do benefício para os nascidos no mês de junho. Os trabalhadores correntistas da Caixa nascidos nos meses de abril, maio e junho tiveram o PIS creditado em conta corrente no primeiro dia do cronograma, na terça-feira (14). Para os que não são clientes, o benefício pode ser sacado nos terminais de autoatendimento, nos correspondentes bancários Caixa Aqui, nas casas lotéricas ou nas agências do banco. Os funcionários de companhias que têm o convênio Caixa PIS-Empresa recebem o benefício diretamente no contracheque do mês.

 

Quem tem direito ao abono

 

Têm direito ao PIS os trabalhadores cadastrados no programa há pelo menos cinco anos. A remuneração média mensal não pode ter sido superior a dois salários mínimos no ano-base que gerou o benefício.

 

É necessário também ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano da apuração, e os dados do beneficiário terem sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 

Documentos necessários

 

Para sacar, é preciso que o beneficiário apresente o número do PIS e um documento de identificação. São aceitos Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira Funcional reconhecida por Decreto, Carteira de Identidade de Estrangeiros, Passaporte emitido no Brasil ou no exterior, ou ainda Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

 

Em caso de dúvida, basta ligar para o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Caixa no telefone 0800 726 0207 ou procurar qualquer agência do banco.

Projeto Divulgação Jornal

 

Relatos sobre objetos voadores não identificados povoam o imaginário popular

Posted on out 20, 2014 in Acontecimentos

ovni - imagem o mossoroense

“Os dias 16, 17 e 18 de junho foram marcados por inusitadas aparições de objetos voadores não identificados sobrevoando a região da Costa Branca, município litorâneo do Rio Grande do Norte. Pelo menos foi o que afirmaram alguns moradores. Segundo eles, para ser mais preciso, os Ufos (unidentified flying object, em inglês) apareciam sempre no mesmo horário, a partir das 20h. Por se tratar de um tema ainda polêmico, porque na maioria das vezes quem o aborda abertamente serve de deboche, as testemunhas destes avistamentos preferiram omitir sua identidade, temendo caírem no ridículo”.
Assim relatou o portal de notícias da Revista Ufo, em 22 de setembro de 2009. O site de divulgação nacional vem apresentando há alguns anos histórias que envolvem o contato de potiguares com seres extraterrestres. De acordo com as recorrentes publicações, o Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros com maior índice de relatos envolvendo objetos voadores não identificados (Óvnis).
A reportagem do O Mossoroense entrou em contato com os editores da revista Ufo, a fim de apurar informações acerca dos avistamentos em solo potiguar. Conforme os jornalistas da revista, em pelo menos seis oportunidades o Rio Grande do Norte foi palco de investigações por repórteres e correspondentes, por conta dos estranhos fenômenos.
Em 12 de agosto de 2001, Luciano Oliveira, então editor regional do O Mossoroense, escreveu nas páginas do periódico: “No município de Areia Branca, distante cerca de 47 quilômetros de Mossoró, testemunhas disseram à reportagem que os Óvnis apareciam quase que diariamente. Em Ponta do Mel, na região litorânea, os pescadores se diziam fascinados com o fenômeno, classificando como ‘um espetáculo de rara beleza’ “.
Hoje, o jornalista comenta que por várias oportunidades já entrevistou potiguares que relataram, ora maravilhados ora apavorados, o contato com estranhas luzes e objetos voadores desconhecidos. Segundo ele, a maioria dos contatos foi com pescadores e outros trabalhadores, e as cidades da Costa Branca potiguar foram as que mais registraram contatos. Luciano Oliveira ainda comenta que possui um acervo com horas de gravações com depoimentos das supostas aparições.
” Houve um período, no início dos anos 2000, onde diversas cidades da faixa litorânea do Estado foram tomadas por estranhos fenômenos que chamaram a atenção de todos. Na época, fiz várias entrevistas com pessoas que viram luzes e naves que lembravam grandes pratos de aço. Estes acontecimentos se davam geralmente pela manhã ou no meio da tarde e a localidade que mais reuniu estes estranhos relatos foi Ponta do Mel”, narrou Luciano, que confidenciou também ter presenciado luzes incomuns no céu de Areia Branca, enquanto realizava uma das reportagens.
O estudante Geneílson Mendonça, morador da cidade de Grossos, relata que há cerca de 10 anos as histórias sobre alienígena e a presença de naves espaciais na cidade eram muito recorrentes e aterrorizavam as crianças da região. Ele comenta que vários relatos tratavam de luzes brancas no céu e estranhos objetos voadores.
“Aqui em Grossos, muitas das pessoas que trabalhavam nas salinas voltavam horrorizadas para suas casas, com as histórias de luzes enormes no céu, de naves e tudo mais. Eu era criança, mas lembro com clareza que em determinada época todos falavam sobre estes estranhos fenômenos. Cheguei a ver uma foto, onde às costas de um desconhecido, uma estranha nave planava distante. Mas não temos como provar o que era verdade e o que não é”, comentou Geneílson.

 

Grupo na internet discute vida em outros planetas

 

Os debates acerca de avistamentos de Óvnis e de contato com seres de outros planetas têm se tornado cada vez mais constantes. Através de uma rede social, o grupo “UFO Rio Grande do Norte”, que reúne mais de 120 membros promove discussões diárias sobre os fenômenos em solo potiguar.
Segundo Alcimar Bispo, que é um dos moderadores da página, o grupo nasceu a partir de mossoroenses que já se interessavam pelo assunto. Ele explica que no início a página se chamava Ufo Mossoró, mas a entrada de membros de outras cidades do RN ampliou os debates. Alcimar ressalta que muitas pessoas que compõem o grupo afirmam que já tiveram “contato visual” com óvnis, inclusive ele mesmo.
Franklin Gladson, que também é moderador do grupo de discussões, é um dos que relatam já ter presenciado Óvnis. “No dia 12 de setembro aqui em Mossoró, vários Óvnis em forma de “v” ou asa delta, e cor alaranjada, sobrevoaram a cidade. Vinham do litoral e permaneceram uns 30 segundos ziguezagueando entre eles. Faziam movimentos de várias formas e velocidades diferentes e em um certo momento, um deles ficou parado enquanto os outros “bailavam ao redor”, descreve Franklin, que afirma já ter presenciado o mesmo fenômeno outras vezes.

Mossoró tem registro do avistamento de Óvnis há mais de cinco décadas

Em 1979, o escritor mossoroense Lauro da Escóssia escrevia em sua célebre obra “Cronologias Mossoroenses” o seguinte texto: “21 de Agosto de 1959 – Dois discos voadores sobrevoaram Mossoró durante a noite, sendo visíveis mais intensamente nas imediações do aeroporto da cidade. “O magnífico relato de Lauro da Escóssia provocou a reportagem do jornal O Mossoroense a procurar registros da época, que narrassem tal fenômeno extraordinário.

“Estranhos corpos avistados ontem à noite sobre a cidade – O fenômeno não tem ruído, parecendo tratar-se de discos voadores”. Foi manchete do jornal O Mossoroense, não no dia 21 de agosto, como narrou Lauro, mas no dia 26 de agosto de 1959, há mais de 55 anos. De acordo com os relatos, os estranhos avistamentos aconteceram nas imediações do aeroporto da cidade.

Olhando para o céu, à espera de um disco voador

Raul Seixas, um dos maiores entusiastas da vida em outros planetas e galáxias, escreveu que “longe das cercas embandeiradas/ Que separam quintais/no cume calmo do meu olho que vê/assenta a sombra sonora/de um disco voador”. O artista apresentou a uma legião de fãs as discussões sobre ufologia e influenciou muitas pessoas com suas polêmicas canções. Em Mossoró, algumas pessoas ainda aguardam pela sombra dos discos voadores.

O artista plástico e chargista Laércio Eugênio comenta que certa vez, nas proximidades do Hotel Thermas, presenciou, ao lado de dois amigos, a aparição de um estranho objeto voador, que desapareceu com velocidade inacreditável. Para ele, a vida em outros planetas é algo totalmente crível, apesar de ser pouco debatida.
“É muita pretensão nossa achar que estamos sozinhos em um universo deste tamanho. Nós não somos únicos, e tenho toda a certeza disso quando viajo de avião, e olhando pela janela vejo como somos minúsculos. Desde criança eu olhava para os mapas e para o globo terrestre e ficava em dúvida acerca desta nossa existência isolada, hoje tenho certeza da existência de vida em outros planetas, mesmo não podendo provar”, concluiu.
O universitário Carlos Carvalho comenta que sua crença em vida alienígena vem ainda da infância, quando uma tia passou a estudar ufologia e compartilhou algumas histórias com ele. Ele não acredita na influência de seres de outro planeta no cotidiano das pessoas, mas acha que existe vida fora do planeta Terra.
“Acho que existem teorias muito extravagantes que não representam a realidade. A vida em outros planetas me parece muito parecida com a vida aqui, talvez mais avançada. Não acredito na maioria dos casos de abduções, nem na influência de alienígenas em grandes construções ou decisões do planeta. Essas teses existem para vender revista”, comenta o estudante, que se diz apaixonado pelo céu, e espera ainda ter um contato mais direto com os “homens do espaço”.

Publicidade Sidy's

 

Dia Mundial da Osteoporose alerta para perigo da doença entre homens

Posted on out 20, 2014 in Acontecimentos

osteoporose - Foto revoada.net

Para combater o subdiagnóstico da osteoporose no sexo masculino, os homens são o foco da campanha internacional “Ame seus ossos”, pelo Dia Mundial da Osteoporose, nesta segunda-feira (20). A doença se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e acomete principalmente os mais velhos. Essa é uma iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF em inglês), que conta com o apoio global de diversas instituições. A fundação divulgou, em outubro, dados que mostram que um terço de todas as fraturas de quadril no mundo ocorrem em homens, com taxa de mortalidade até 37% no primeiro ano após a fratura, o que significa duas vezes mais que a de mulheres. Isso ocorre, mesmo com uma proporção de incidência de casos em mulheres superior à dos homens -  um em cada três casos, a partir dos 50 anos. Entre o sexo masculino, a proporção é de um homem em cada cinco casos.

O relatório do IOF mostra ainda que de 1950 a 2050, o número de homens com 60 anos ou mais – o grupo etário de maior risco de osteoporose – deve aumentar dez vezes.

Para o chefe do Departamento de Medicina Interna do Instituto Nacional do Câncer, Salo Buksman, que atende muitos casos de homens em estágio avançado da doença, a campanha é muito relevante para garantir o tratamento antes da primeira fratura.

“Os homens, a sociedade em geral e mesmo os médicos têm um conceito equivocado de que a osteoporose é uma doença feminina. Há muitos homens com osteoporose, sobretudo depois dos 70 anos”, comentou. “Como o indivíduo não é ciente desse fato, não busca o diagnóstico e só fica sabendo que tem a doença depois da primeira fratura”, destacou Buksman, ao lembrar que a osteoporose é uma das principais causas de quedas e fraturas em idosos.

 

O ortopedista esclareceu que homens com mais de 70 anos devem fazer o exame de densitometria óssea, que detecta a osteoporose, pelo menos uma vez. “Mesmo os homens mais jovens devem fazer o exame se tiverem determinados fatores de risco, como o uso de cortisona, determinados hormônios, remédios anticonvulsivantes”, comentou. O tratamento consiste basicamente em ingestão de cálcio, vitamina D e outros remédios de combate à doença.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos, o risco de osteoporose em homens é 27%, enquanto o de câncer de próstata é 11%, doença mais alardeada em campanhas voltadas para os homens. As formas de prevenção valem para ambos os sexos.

“A atividade física, alimentação adequada na infância e adolescência, evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de bebida alcoólica são alguns dos fatores importantes para a qualidade do osso formado ao longo da vida, o que contribui para diminuir o risco de osteoporose na vida adulta e velhice ”, destacou o médico.

 

Hábitos saudáveis

Para lutar contra a estimativa de 1 milhão de brasileiros com fraturas osteoporóticas a cada ano, o Ministério da Saúde aposta nas ações de prevenção ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível.

“É preciso aumentar na dieta das crianças o consumo de leite e derivados, que possuem alto índice de cálcio e diminuir o de refrigerantes. Outras fontes potenciais de cálcio são os vegetais de cor verde escuro, os peixes e os alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes”, orienta a coordenadora da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Luiza Machado.

Outra recomendação do Ministério da Saúde é a prática de atividade física regular, pois, assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com os exercícios.

A exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, em horário correto, também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, já que a luz do sol é fonte de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose na fase adulta. “Temos que motivar à criança a sair de frente do computador e da televisão e brincar ao ar livre”, alerta Luiza Machado.

Publicidade Kalango

 

Instituto de pesquisa coloca Aécio com mais de 12% de vantagem

Posted on out 18, 2014 in Política

O Instituto Sensus publicou ontem mais uma pesquisa de intenção de votos para o segundo turno da eleição presidencial. Divulgado pela revista IstoÉ, o levantamento mostra Aécio Neves (PSDB) 12,8 pontos à frente de Dilma Rousseff (PT). Na quinta-feira (16), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) obrigou o instituto a divulgar informações sobre a coleta de dados de sua pesquisa anterior, após questionamentos da coligação petista.
Segundo os números publicados ontem, Aécio aparece com 49,7% dos votos totais, contra 38,4% de Dilma. Votos brancos, nulos e indecisos somam 12%.
Em votos válidos, o tucano soma 56,4% contra 43,6% da presidente, uma diferença de 12,8 pontos percentuais. O Sensus informa que realizou 2.000 entrevistas em 136 municípios de 24 estados do país entre os dias 14 e 17. A margem de erro é de 2,2 pontos.
No levantamento anterior, publicado no dia 11, Aécio aparecia com 58,8% dos votos válidos, enquanto Dilma tinha 41,2%. Ou seja, nesse período de seis dias, o tucano caiu 2,4 pontos enquanto a petista subiu 2,4 pontos.
Questionamentos
A pesquisa anterior, que colocava Aécio 17 pontos à frente da presidente, levou a coligação petista a questionar o instituto.
O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do TSE, determinou ontem que o Sensus dê à candidata do PT à reeleição e à coligação Com a Força do Povo o acesso a informações sobre a coleta de dados da pesquisa divulgada no fim de semana.
De acordo com o TSE, a coligação e Dilma solicitaram “acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa de opinião”.
Não foi determinado um prazo para o fornecimento dessas informações. Na decisão, Carvalho Neto determina que a Sensus permita o acesso aos dados solicitados, preservando, no entanto, a identidade dos entrevistados.
Dilma e a coligação fizeram o pedido com base em “supostas irregularidades na referida pesquisa”. Entre elas, estão a falta de identificação da fonte dos dados estatísticos e o “superdimensionamento” do percentual de entrevistados com nível superior.

Projeto Divulgação Jornal

Horário de verão inicia hoje e altera funcionamento de bancos e programação de TV

Posted on out 18, 2014 in Acontecimentos

Começa hoje, à meia-noite, o horário de verão, adiantamento de uma hora nos relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, mas que deverá afetar alguns serviços nas demais regiões devido à normatização do horário de funcionamento de órgãos públicos ao de Brasília. Este ano, o horário de verão será mais longo e se estenderá em uma semana por causa do Carnaval, terminando no dia 22 de fevereiro de 2015.
Apesar de não aderir ao horário de verão, os curraisnovenses devem ficar atentos às mudanças nos horários da programação de TV e de serviços que seguem o horário da capital federal, como instituições bancárias. Até o fim do horário de verão, bancos deverão abrir para atendimento ao público uma hora mais cedo, às 10h, e fechar o serviço também com uma hora de antecedência, às 15h.
As transações bancárias eletrônicas também serão encerradas uma hora antes. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências deverão informar os clientes sobre a mudança de horário por meio de cartazes e comunicados afixados nas paredes.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nos estados onde o horário de verão não é adotado como oficial, passageiros que pretendem viajar de avião até o dia 22 de fevereiro do próximo ano também deverão prestar atenção nos horários locais registrados na passagem. Em caso de mudanças nos horários dos voos, a companhia aérea responsável tem o dever de informar aos clientes as alterações de embarque ou de chegada.
Além do setor de serviços, o horário de verão irá alterar também a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois as provas começarão uma hora mais cedo em relação ao horário que aparece no cartão. Candidatos inscritos em concursos públicos federais também devem prestar atenção, pois os concursos seguirão o horário brasileiro de verão.
Já o segundo turno das eleições deste ano para presidente e governador, que será realizado no próximo dia 26, não deverá sofrer alteração, pois é adotado o horário local para abertura das sessões de votação.

Brasil deverá economizar R$ 278 milhões em energia com o horário de verão

O Ministério de Minas e Energia informou que, com a adoção do horário de verão o país deverá economizar R$ 278 milhões, valor inferior ao economizado na edição anterior da medida, quando a economia de energia foi de R$ 405 milhões. O motivo apontado pela pasta para a queda na economia é que a demanda aumentou devido à diminuição na quantidade de chuvas. Contudo, a alteração no horário continuaria sendo viável.
Outros benefícios apontados pela adoção do horário de verão são os ganhos nas áreas de lazer e de turismo, pois as pessoas deixam o trabalho mais cedo e podem aproveitar para realizar atividades no período em que ainda há luz solar.
O horário de verão deve ser iniciado sempre no terceiro domingo do mês de outubro e encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Contudo, quando houver coincidência com o domingo de Carnaval, como ocorrerá em 2015, o horário de verão deverá ser encerrado no domingo seguinte.

Radio Nova Era 2014

Especialistas da ANA visitarão reservatórios no Seridó e na Paraíba

Posted on out 16, 2014 in Acontecimentos

A Agência Nacional das Águas (ANA) realizará mais uma série de reuniões nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Dessa vez, os reservatórios contemplados com as visitas serão: Boqueirão, em Parelhas; Santo Antônio, em São João do Sabugi – ambos no Rio Grande do Norte –; e Jatobá II, em Princesa Isabel, interior paraibano.
As visitas estão marcadas para a semana compreendida entre os dias 20 e 24 de outubro, e a ANA estará representa pelos especialistas em recursos hídricos, Luís Preto e Marcos Pufal, segundo informação transmitida pela assessoria de comunicação social do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA).
Ainda conforme a notícia relatada pelo órgão de imprensa do CBH-PPA, a visitação oficial será realizada com o objetivo de levantar informações importantes para a simulação hidrológica de cada açude, tais como usos, demandas, defluências (inclusive estruturas hidráulicas de medição), trechos perenizados, entre outras.

ENCONTROS
Após as visitas, serão realizadas reuniões com os atores envolvidos na gestão de cada açude – CBH-PPA, órgãos estaduais, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), companhias de saneamento, representantes dos usuários e outros – para apresentar a metodologia de alocação que será utilizada em 2015 (após o período chuvoso), apresentar cenários, esclarecer dúvidas e, caso necessário, avaliar solicitações emergenciais.

Projeto Divulgação Jornal