Governo negocia com movimento em Oiticica e obra será retomada

Posted on jul 25, 2014 in Acontecimentos

Representando a Governadora Rosalba Ciarlini, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Luciano Xavier, se reuniu na manhã de hoje (25), com o Movimento dos Atingidos e Atingidas Pela Construção da Barragem de Oiticica, para apresentar um termo de compromisso que elenca um conjunto de ações que serão executadas pelo Governo Federal e Estadual, no intuito de atender às demandas do movimento durante o processo de construção do reservatório.

Estavam presentes na reunião o Diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes, O Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, representando a Igreja e integrantes dos Sindicatos Rurais dos municípios de Jucurutu, São Fernandes e Jardim do Seridó.

De Caicó, onde participava da inauguração do curso de medicina da UFRN no Seridó, a Governadora acompanhou as negociações e lembrou das várias vezes que já foi ao Ministério da Integração com o intuito de lutar pela agilidade na retomada da obra. “Na última terça-feira voltamos ao Ministério e solicitamos essa vinda do representante do Dnocs para trazer a solução rápida para o problema”, lembrou a Governadora.

A reunião aconteceu no barracão montado pelo Movimento, no canteiro de obras da Barragem, e foi mediada pelo representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos do RN (Seapac), Procópio Lucena. Na ocasião, Dr. Walter Gomes, representando o Ministro da integração, garantiu a liberação dos recursos destinados às indenizações e à construção da nova Barra de Santana.

A proposta de negociação foi apresentada ao movimento pelo Secretário da Semarh, onde estavam detalhados bem claramente: 1) Os prazos e valores de indenização a serem pagos aos proprietários dos imóveis rurais. 2) Os prazos para a execução da Nova Barra de Santana. 3) O compromisso do Governo em construir Agrovilas nos três municípios para continuar garantindo aos agricultores, a sua subsistência. 4) O compromisso do Governo em atender inquilinos que moram em casas cedidas ou alugadas, com a construção de uma residência própria, através de um Programa Habitacional do Governo Federal. 5) A garantia que o fechamento da calha do rio só acontecerá depois que todos os moradores forem indenizados e a nova Barra de Santana esteja concluída e a população já assentada.

De acordo Com Luciano, os argumentos apresentados pelo Governo, no que se refere a valores e prazos, foram aceitos pelo movimento e por todos envolvidos. “As propostas foram colocadas para votação e foram acatadas por unanimidade”.  A paralisação da obra que já durava 73 dias foi suspensa e segunda-feira (28) os trabalhos serão retomados.

Para o Bispo de Caicó, Dom Antônio Cruz, esse é um momento de satisfação e alegria. “O Governo apresentou propostas claras e sérias, mostrou que tem intenção de resolver os impasses e deixar a população bem assistida. Isso nos deixa felizes”, disse o Bispo.

JORNAL

Justiça Federal determina que Receita não tribute sobre auxílio-moradia do MPE

Posted on jul 25, 2014 in Acontecimentos

A Justiça Federal deferiu o mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que a Receita Federal não tribute imposto de renda sobre o auxílio-moradia pago pela instituição. No início de julho, o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) encaminhou à Delegacia da Receita Federal um ofício pedindo que o pagamento do benefício fosse investigado, porque tinha características de remuneratório, em vez de indenizatório.

A decisão foi do juiz Renato Coelho Borelli, que também determinou que a Receita Federal também suspenda eventuais lançamentos já efetuados, deixe  de aplicar penalidades relativas à exigência do imposto de renda e deixe de exigir que o MPE retenha o imposto mensalmente em relação ao auxílio.

Na deliberação, o magistrado reconheceu o caráter do benefício como indenizatório. “Pois se destina à mera reposição das despesas com o desempenho da função ministerial em localidades onde o Parquet não oferece moradia para o membro do Ministério Público, não devendo, portanto, ser objeto de tributação pelo imposto de renda”.

Neste mês de julho, o MPE vai pagar mais de R$ 379 mil em auxílio-moradia a promotores e procuradores de Justiça. A lista dos membros do MPE que solicitaram o benefício soma 155 nome, incluindo ex-procuradores.

Polêmica

O pagamento do auxílio-moradia pelo MPE está sendo contestado pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado (MpjTCE), que questiona a constitucionalidade do benefício. Segundo a representação do órgão, não existem requisitos que justifiquem a concessão do auxílio e, em análise de documentos enviados pelo PGJ, os membros do MPE, ao requererem o auxílio, não são obrigados a comprovar maior gasto com moradia em detrimento da atuação trabalhista. A estimativa é que o relatório final com o voto deverá ser apresentado até o dia 31.

O auxílio-moradia do Ministério Público do Rio Grande do Norte é também contestado no  Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, onde tramita uma representação assinada por quatro promotores de Defesa do Patrimônio Público em Natal, que pedem, liminarmente, a suspensão do seu pagamento.

Anúncio_Kalango

Após longo período de viagem Transformador chega a SE Lagoa Nova II

Posted on jul 25, 2014 in Regional

carreta

Chegou na tarde desta quinta feira(24), em Lagoa Nova  um dos transformadores principais da Substação Lagoa Nova II , localizada na comunidade de Baixa Grande. O transformador, de quase seis metros de comprimento por 5,50m de altura e mais de 100 toneladas, após quilômetros de viagem entre a sede da WEG Transformadores em Blumenau e Lagoa Nova.
Na manhã desta sexta feira (25), uma equipe composta por funcionários dos Transportes Blumenau iniciaram o percurso atravessando o centro de Lagoa Nova com destino ao local da subestação.

TELA RÁDIO NOVA ERA

Aula inaugural do curso de medicina multicampi da UFRN aconteceu nesta sexta em Caicó

Posted on jul 25, 2014 in Educação

Aula Inaugural Curso de Medicina Multicampi UFRN 01

Após 59 anos da criação do primeiro curso de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo professor Onofre Lopes, a instituição de ensino de maior importância do Estado realizou na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, em Caicó, a aula inaugural do segundo curso de medicina da universidade que terá um novo formato, o multicampi, com atividades também em Currais Novos e Santa Cruz. A solenidade contou com a participação da reitora da UFRN, Ângela Paiva, da vice reitora Fátima Ximenes, da Governadora Rosalba Ciarlini, do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, dos prefeitos de Currais Novos (Vilton Cunha), Santa Cruz (Fernanda Costa) e Caicó (Roberto Germano), do vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo, além de alguns prefeitos da região, professores do CERES e do novo curso de medicina, além dos 40 novos alunos da graduação. Em seu agradecimento, o professor George Dantas, diretor da escola multicampi de ciências médicas da UFRN, disse que “este é um momento histórico e um mérito da UFRN e da comunidade seridoense e do trairi”. “Só acreditamos que este curso seria possível porque a comunidade da região acreditou”, disse o professor, lembrando também da grande “capacidade criativa e intelectual dos alunos da região”. A governadora Rosalba Ciarlini, médica formada na UFRN, se disse “muito feliz” por participar da solenidade. “Como senadora, lutei para a criação do curso e hoje vejo que o sonho está concretizado”, disse. Para a reitora da UFRN, “o novo curso terá um humanismo forte e estará comprometido com os desejos da população”. A reitora comentou sobre dois médicos de grande importância para o Seridó, Dr. Pires e Mariano Coelho. Sobre o médico currais-novense, a reitora comentou que “Mariano Coelho era o médico que atendia a todos e que levou alento e cura a quem necessitasse”. A solenidade também contou com a presença da diretora e do vice do CERES, professores Ana Aires e Mário Lourenço.

SONHO

“Desde criança sonho com uma profissão que me faça feliz, e escolhi a medicina para ajudar as pessoas”. A declaração emocionada é do currais-novense João Eduardo Pinheiro Lopes Filho, filho dos empresários João Eduardo Pinheiro Lopes e Ivanete Justino de Morais Pinheiro Lopes. Acompanhado dos irmãos e dos pais, Eduardo esbanjava alegria e entusiasmo pelo momento. O prefeito Vilton Cunha parabenizou o jovem e lembrou que desde o início de 2013 a Prefeitura vem realizando ações importantes de estruturação das Unidades Básicas de Saúde e Policlínica, espaços que serão utilizados para receber os alunos da graduação. “O curso de Medicina multicampi da UFRN irá alavancar a nossa economia e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse Vilton.

TSE determina retorno de José Adécio ao cargo de deputado estadual

Posted on jul 25, 2014 in Política

José Adécio - foto divulgação

)Decisão monocrática proferida ontem, 24, pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, acata Mandado de Segurança impetrado pelo suplente de deputado estadual, José Adécio (DEM), determinando o seu retorno à Assembleia Legislativa.  Adécio assumiu a vaga no início do ano passado, após cassação do mandato de Dibson Nasser (PSDB), acusado de abuso de poder político e econômico. Porém, no último dia 30 de junho, Dibson reconquistou o mandato a partir de concessão de liminar pelo ministro João Otávio de Noronha.

Starconect

 

Mutirão DPVAT em Parelhas alcança índice de 77,7 % de acordos

Posted on jul 25, 2014 in Regional

A comarca de Parelhas recebeu nesta quinta-feira (24), a primeira edição do Mutirão DPVAT, iniciativa que visa conciliar demandas relacionadas ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). O evento obteve 100% de comparecimento com realização de todas as 22 audiências marcadas para o mutirão. O índice de acordos foi positivo, alcançando um percentual de 77,7%, com R$ 86.877,99 em valores negociados nos 17 acordos homologados.

O evento, coordenado pela juíza Carmem Calafange com a participação dos servidores e estagiários, foi realizado na sala de audiência no Tribunal do Júri da Comarca e contou também com dois peritos médicos.

Para magistrada Carmem Calafange o evento teve um resultado excelente além de ter sido um verdadeiro ganho para a comarca. “A abrangência do mutirão vai além dos acordos realizados, pois mostra que o Judiciário está em busca de tornar os processos cada vez mais céleres e funciona também como uma resposta à ânsia dos cidadãos pela Justiça”, afirmou a juíza.

Segundo a diretora de secretaria, Rita de Lourdes, o mutirão foi bastante organizado e transcorreu tranquilamente encerrando no final da manhã. “Para realizar o evento contamos com o apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos [Cejusc] de Natal do Tribunal de Justiça que nos orientou antes e durante o mutirão”.

A agenda de mutirões prossegue e em agosto, o mutirão DPVAT deverá ser realizado na capital e Mossoró deverá receber a 2ª edição do DPVAT, em setembro.

PIANO

Assaltantes explodem agência bancária em Alto do Rodrigues

Posted on jul 25, 2014 in Policial

A explosão de agências bancárias em cidades pequenas tornou-se um crime comum no Rio Grande do Norte. Na madrugada de hoje (25), a agência do Bradesco de Alto do Rodrigues, foi alvo da ação de bandidos. Na quinta-feira (24) o mesmo crime foi registrado na cidade de Maxaranguape.

De acordo com informações da Polícia Militar, a explosão foi registrada por volta das 3h. Os criminosos teriam usado dinamite para detonar os caixas eletrônicos. Com o impacto da explosão, o prédio ficou destruído e as vidraças de algumas lojas vizinhas foram destruídas.

No dia anterior, um carro forte havia abastecido a agência,  várias cédulas queimadas, ficaram espalhadas pelo chão. Há informações de que os assaltantes estavam encapuzados e portavam armas de grosso calibre.

nobrega

A partir do Espírito Santo, PF fecha o cerco contra donos e divulgadores do Telexfree

Posted on jul 25, 2014 in Acontecimentos

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24/7) a Operação Orion*, com o objetivo de investigar crimes financeiros relacionados às atividades da TELEXFREE.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na região metropolitana de Vitória/ES, em endereços ligados a uma empresa que representa a marca TELEXFREE no Brasil, e seus sócios.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, que também determinou medidas cautelares alternativas à prisão aos sócios da empresa, como proibição de se ausentarem do país e comparecimento mensal à Justiça Federal, bem como o sequestro de bens imóveis, o bloqueio de contas bancárias e a suspensão de atividades econômicas da TELEXFREE no Brasil.

A Operação conta com cinqüenta policiais federais e 18 auditores da Receita Federal.

A Justiça Federal autorizou a participação de Auditores Fiscais da Receita Federal na fase ostensiva da operação.

* O nome da operação faz alusão às Grandes Pirâmides da Planície de Gizé no Egito tendo em vista que as Pirâmides do Egito estão perfeitamente alinhadas à constelação Orion.

JORNAL

“Noite da Prefeitura” na Matriz de Sant’Ana acontecerá nesta sexta às 19h

Posted on jul 25, 2014 in Acontecimentos

Noite da Prefeitura Festa de santana 02

A Prefeitura Municipal de Currais Novos convida à todos os currais-novenses, servidores e prestadores de serviço para participaram das homenagens à padroeira Sant’Ana na noite desta sexta-feira às 19h, na Matriz. A noite maior da festa também terá homenagens da Câmara de Vereadores do Poder Judiciário. Às 21h, a 3ª noite do pavilhão de Sant’Ana, na Avenida Cel. José Bezerra contará com shows das bandas Matruz com Leite e Giullian Monte e Forró Deixe de Brincadeira.

Anúncio_Kalango

“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”. Assim pensava o Doutor Ariano Suassuna

Posted on jul 24, 2014 in Cultura

Coletiva-de-imprensa-com-Ariano-Suassuna_Foto_Demis-Roussos-1

Ariano Vilar Suassuna nasceu na então Cidade da Paraíba, hoje denominada João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927, filho de Cássia Vilar e João Suassuna. No ano seguinte, seu pai deixa o governo da Paraíba e a família passa a morar no Sertão, na Fazenda Acauã, em Aparecida da Paraíba.

Com a Revolução de 1930, seu pai foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro e a família mudou-se para Taperoá, onde morou de 1933 a 1937. Nessa cidade, Ariano fez seus primeiros estudos e assistiu pela primeira vez a uma peça de mamulengos e a um desafio de viola, cujo caráter de “improvisação” seria uma das marcas registradas também da sua produção teatral.

A partir de 1942 passou a viver no Recife, onde terminou, em 1945, os estudos secundários no Ginásio Pernambucano, no Colégio Americano Batista e no Colégio Osvaldo Cruz. No ano seguinte iniciou a Faculdade de Direito, onde conheceu Hermilo Borba Filho. E, junto com ele, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol. Em 1948, sua peça Cantam as Harpas de Sião (ou O Desertor de Princesa) foi montada pelo Teatro do Estudante de Pernambuco. Os Homens de Barro foi montada no ano seguinte.

Em 1950, formou-se na Faculdade de Direito e recebeu o Prêmio Martins Pena pelo Auto de João da Cruz. Para curar-se de doença pulmonar, viu-se obrigado a mudar-se de novo para Taperoá. Lá escreveu e montou a peça Torturas de um Coração em 1951. Em 1952, volta a residir em Recife. Deste ano a 1956, dedicou-se à advocacia, sem abandonar, porém, a atividade teatral. São desta época O Castigo da Soberba (1953), O Rico Avarento (1954) e o Auto da Compadecida (1955), peça que o projetou em todo o país e que seria considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

Em 1956, abandonou a advocacia para tornar-se professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco. No ano seguinte foi encenada a sua peça O Casamento Suspeitoso, em São Paulo, pela Cia. Sérgio Cardoso, e O Santo e a Porca; em 1958, foi encenada a sua peça O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna; em 1959, A Pena e a Lei, premiada dez anos depois no Festival Latino-Americano de Teatro.

Em 1959, em companhia de Hermilo Borba Filho, fundou o Teatro Popular do Nordeste, que montou em seguida a Farsa da Boa Preguiça (1960) e A Caseira e a Catarina (1962). No início dos anos 60, interrompeu sua bem-sucedida carreira de dramaturgo para dedicar-se às aulas de Estética na UFPE. Ali, em 1976, defende a tese de livre-docência A Onça Castanha e a Ilha Brasil: Uma Reflexão sobre a Cultura Brasileira. Aposenta-se como professor em 1994.

Membro fundador do Conselho Federal de Cultura (1967); nomeado, pelo Reitor Murilo Guimarães, diretor do Departamento de Extensão Cultural da UFPE (1969). Ligado diretamente à cultura, iniciou em 1970, em Recife, o “Movimento Armorial”, interessado no desenvolvimento e no conhecimento das formas de expressão populares tradicionais. Convocou nomes expressivos da música para procurarem uma música erudita nordestina que viesse juntar-se ao movimento, lançado em Recife, em 18 de outubro de 1970, com o concerto “Três Séculos de Música Nordestina – do Barroco ao Armorial” e com uma exposição de gravura, pintura e escultura. Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no Governo Miguel Arraes (1994-1998).

Entre 1958-79, dedicou-se também à prosa de ficção, publicando o Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971) e História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão / Ao Sol da Onça Caetana (1976), classificados por ele de “romance armorial-popular brasileiro”.

Ariano Suassuna construiu em São José do Belmonte, onde ocorre a cavalgada inspirada no Romance d’A Pedra do Reino, um santuário ao ar livre, constituído de 16 esculturas de pedra, com 3,50 m de altura cada, dispostas em círculo, representando o sagrado e o profano. As três primeiras são imagens de Jesus Cristo, Nossa Senhora e São José, o padroeiro do município.

Membro da Academia Paraibana de Letras e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000).

Em 2004, com o apoio da ABL, a Trinca Filmes produziu um documentário intitulado O Sertão: Mundo de Ariano Suassuna, dirigido por Douglas Machado e que foi exibido na Sala José de Alencar.

Em 2002, Ariano Suassuna foi tema de enredo no carnaval carioca na escola de samba Império Serrano; em 2008, foi novamente tema de enredo, desta vez da escola de samba Mancha Verde no carnaval paulista. Em 2013 sua mais famosa obra, o Auto da Compadecida será o tema da escola de samba Pérola Negra em São Paulo.

Em 2006, foi concedido título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Ceará, mas que veio a ser entregue apenas em 10 de junho de 2010, às vésperas de completar 83 anos. “Podia até parecer que não queria receber a honraria, mas era problemas de agenda”, afirmou Ariano, referindo-se ao tempo entre a concessão e o recebimento do título.3

Durante o mandato de Eduardo Campos, Suassuna foi assessor especial do Governo de Pernambuco até abril de 2014.

Ariano Suassuna era torcedor do Sport Club do Recife.4

Morte

Ariano morreu no dia 23 de julho de 2014 no Real Hospital Português, no Recife, onde deu entrada na noite do dia 21 vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), passando por procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana. Ele ficou em coma e respirando por ajuda de aparelhos.5

Estudos

Em 1942, ainda adolescente, Ariano Suassuna muda-se para cidade do Recife, no vizinho estado de Pernambuco, onde passou a residir definitivamente. Estudou o antigo ensino ginasial no renomado Colégio Americano Batista, e o antigo colegial (ensino médio), no tradicionalíssimo Ginásio Pernambucano e, posteriormente, no Colégio Oswaldo Cruz. Posteriormente, Ariano Suassuna concluiu seu estudo superior em Direito (1950), na célebre Faculdade de Direito do Recife, e em Filosofia (1964).

De formação calvinista e posteriormente agnóstico, converteu-se ao catolicismo, o que viria a marcar definitivamente a sua obra.6

Ariano Suassuna estreou seus dons literários precocemente no dia 7 de outubro de 1945, quando o seu poema “Noturno” foi publicado em destaque no Jornal do Commercio do Recife.

Advocacia e teatro

Na Faculdade de Direito do Recife, conheceu Hermilo Borba Filho, com quem fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, Uma mulher vestida de Sol. Em 1948, sua peça Cantam as harpas de Sião (ou O desertor de Princesa) foi montada pelo Teatro do Estudante de Pernambuco. Seguiram-se Auto de João da Cruz, de 1950, que recebeu o Prêmio Martins Pena, o aclamado Auto da Compadecida, de 1955, O Santo e a Porca – O Casamento Suspeitoso, de 1957, A Pena e a Lei, de 1959, A Farsa da Boa Preguiça, de 1960, e A Caseira e a Catarina, de 1961.

Entre 1951 e 1952, volta a Sousa, para curar-se de uma doença pulmonar. Lá escreveu e montou Torturas de um coração. Em seguida, retorna a Recife, onde, até 1956, dedica-se à advocacia e ao teatro.

Em 1955, Auto da Compadecida o projetou em todo o país. Em 1962, o crítico teatral Sábato Magaldi diria que a peça é “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”. Sua obra mais conhecida, já foi montada exaustivamente por grupos de todo o país, além de ter sido adaptada para a televisão e para o cinema.

Em 1956, afasta-se da advocacia e se torna professor de Estética da Universidade Federal de Pernambuco, onde se aposentaria em 1994. Em 1976, defende sua tese de livre-docência, intitulada “A Onça castanha e a Ilha Brasil: uma reflexão sobre a cultura brasileira”.

Ariano acredita que: “Você pode escrever sem erros ortográficos, mas ainda escrevendo com uma linguagem coloquial.”

Movimento Armorial

Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: músicadançaliteraturaartes plásticasteatrocinemaarquitetura, entre outras expressões.

Obras de Ariano Suassuna já foram traduzidas para inglês, francês, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês.7

Academia Pernambucana de Letras

Em 1993, foi eleito para a cadeira 18 da Academia Pernambucana de Letras, cujo patrono é o escritor Afonso Olindense.

 Academia Brasileira de Letras

Desde 1990, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Manuel José de Araújo Porto Alegre, o barão de Santo Ângelo.

Academia Paraibana de Letras

Assumiu a cadeira 35 na Academia Paraibana de Letras em 9 de outubro de 2000, cujo patrono é Raul Campelo Machado, sendo recepcionado pelo acadêmico Joacil de Brito Pereira.

Obras selecionadas

  • Uma mulher vestida de Sol, (1947);
  • Cantam as harpas de Sião ou O desertor de Princesa, (1948);
  • Os homens de barro, (1949);
  • Auto de João da Cruz, (1950);
  • Torturas de um coração, (1951);
  • O arco desolado, (1952);
  • O castigo da soberba, (1953);
  • O Rico Avarento, (1954);
  • Auto da Compadecida, (1955);
  • O casamento suspeitoso, (1957);
  • O santo e a porca, (1957);
  • O homem da vaca e o poder da fortuna, (1958);
  • A pena e a lei, (1959);
  • Farsa da boa preguiça, (1960);
  • A Caseira e a Catarina, (1962);
  • As conchambranças de Quaderna, (1987);
  • Fernando e Isaura, (1956)”inédito até 1994″.

Romance

Palestras

  • Defesa contra a teoria da evolução.

Poesia

  • O pasto incendiado, (1945-1970);
  • Ode, (1955);
  • Sonetos com mote alheio, (1980);
  • Sonetos de Albano Cervonegro, (1985);
  • Poemas (antologia), (1999).
  • JORNAL

Aula Inaugural de Medicina da UFRN no Seridó ocorre nesta sexta

Posted on jul 24, 2014 in Acontecimentos

ceres - caicó - foto divulgação

A instalação oficial do curso de Medicina Multicampi na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na região do Seridó será no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) em Caicó. A solenidade da Aula Inaugural do curso ocorre a partir das 9h e terá a presença da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, entre outras autoridades da universidade. Ela explica que a interiorização do ensino superior se mostra como possibilidade de melhorar as condições de vida da população local e evitar o êxodo de pessoas que buscam uma formação melhor. O primeiro semestre letivo da nova graduação terá início na segunda-feira, 28, com 40 alunos matriculados, e vai funcionar em três campi da UFRN no interior do estado instalados nos municípios de Caicó, Santa Cruz e Currais Novos.

Anúncio_Kalango

 

TRE dá prazo para Francisco José comprovar filiação partidária

Posted on jul 24, 2014 in Política

francisco josé - foto divulgação

O ex-deputado  Francisco José Lima Silveira tem o prazo de 72 horas para comprovar que está filiado ao Partido Republicano do Ordem Social para concorrer  a uma vaga na Assembleia Legislativa. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) pediu diligências no processo de registro da candidatura. O “Irmãozinho”, como é mais conhecido, precisa atestar a assinatura na ficha de filiação ao PROS, no tempo exigido pela Legislação Eleitoral, entre outros documentos que exigem comprovação. O pedido de candidatura a deputado estadual foi solicitado, em tempo hábil (até dia 5 de julho), pela coligação União pela Mudança II (PMDB/ PSB/ PR/ DEM/ PDT/ SD/ PROS). A ação de impugnação de registro   foi protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral no último dia  do prazo – 13 de julho. Para ter sua candidatura homologada, o candidato que é pai do prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Júnior, terá que providenciar a documentação exigida pelo TRE, sob pena de indeferimento. O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) também foi intimado para que, em igual prazo -  de 72 horas, apresente  cópia do seu Estatuto, ficha original de filiação partidária de Francisco José Lima Silveira, com o respectivo recibo. De a cordo com a Legislação. Um audiência de instrução foi marcada para colher os depoimentos  do ex-deputado. Por telefone, o presidente do PROS, deputado Ricardo Motta se limitou a dizer que o pedido de filiação de Francisco José foi feito “de acordo com a legislação eleitoral, obedecendo prazos e trâmites normais”.

TELA RÁDIO NOVA ERA

Luciana Oliveira vai reassumir Prefeitura de Baraúna por decisão de ministro do TSE

Posted on jul 24, 2014 in Política

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou Luciana Oliveira (PMDB) reassumir a Prefeitura de Baraúna.

Decisão tomada nesta quinta-feira (24).

Mendes julgou ação cautelar, assinada pelo advogado Erick Pereira, contra o Ministério Público Eleitoral do RN, que pedia a cassação de mandato da prefeita.

Luciano foi a segunda colocada nas eleições de 2012. Chegou ao poder com a cassação do mandato do prefeito eleito Isoares Martins.

Em seguida, teve o mandato cassado pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, então titular da 33a zona eleitoral. A decisão foi acompanhada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que mandou o presidente da Câmara Municipal, vereador Tértulo Alves, assumir o cargo enquanto não é realizada a eleição suplementar.

Depois daí, através de Erick Pereira, a prefeita cassada travou luta no TSE para voltar ao poder. Consegue agora, com a decisão de Gilmar Mendes, mas sem a certeza que continuará no cargo. O próprio TSE pode mudar a decisão.

Dessa forma, continua o entra e sai  na Prefeitura de Baraúna, o que tem penalizado o município localizado na região de Mossoró.

César Santos

Starconect

Deputado Paulo Wagner desiste de candidatura à reeleição

Posted on jul 24, 2014 in Política

paulo-deputado - foto divulgação

Eleito em 2010 com 55.086 votos, o deputado federal Paulo Wagner não será mais candidato à reeleição. Mesmo com seu nome oficializado na convenção do Partido Verde (PV), o parlamentar optou por não tentar novamente uma vaga na Câmara Federal. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PV, senador Paulo Davim, em conversa com a equipe do “Portal no Ar”, de Natal. Paulo Wagner já havia expressado o desejo de não ser candidato mais uma vez ao cargo de deputado federal, manifestando o interesse de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.  deputado chegou ainda a registrar pedido de aposentadoria por invalidez na Câmara Federal, não obtendo êxito, até o momento. A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense entrou em contato com a assessoria de imprensa de Paulo Wagner, que informou ainda não ter informações sobre a retirada da candidatura.

Antes de se tornar deputado federal, Paulo Wagner foi eleito vereador por Natal, em 2008, sendo o mais votado naquela eleição, obtendo 14.444 votos.

PIANO

 

Candidatos devem prestar contas a partir do próximo dia 28

Posted on jul 24, 2014 in Política

A partir da próxima segunda-feira, 28, partidos políticos, comitês financeiros e os candidatos poderão enviar à Justiça Eleitoral o primeiro relatório discriminado dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizarem, para cumprimento do que determina o artigo 28, parágrafo 4º., da Lei 9.504/97.
Esta primeira prestação de contas pode ser enviada até o dia 2 de agosto, por meio eletrônico, utilizando o sistema SPCE Cadastro. Dentro deste mesmo prazo, os órgãos de direção municipal de partidos políticos (diretórios/comissões provisórias) que eventualmente tenham aplicado recursos na campanha deverão prestar informações à Justiça Eleitoral, utilizando-se de módulo específico do sistema SPCE_Cadastro.
O mencionado software está disponível para download e instalação em http://www.tse.jus. br/eleicoes/eleicoes-2014/ ouhttp://www.tre-rn.jus.br/eleicoes/ eleicoes-2014/, acessando o link “Prestação de Contas”. O manual contendo instruções de sua operacionalização pode ser acessado a partir do botão de Ajuda (“?”), disponível na tela inicial do sistema.
Além desse sistema, será necessário que o usuário faça uso de outros, disponíveis no mesmo endereço eletrônico, onde também podem ser acessados seus respectivos manuais de utilização, a saber: Sistema de Requerimento de Abertura de Contas Eleitorais (SRACE) e Sistema de Recibos Eleitorais (SRE).
A Justiça Eleitoral elaborou material didático (manuais e cartilha), acessíveis no mesmo endereço eletrônico, inclusive curso na modalidade a distância (EAD), todos voltados a prestar orientações quanto às regras pertinentes à matéria, bem como aos procedimentos e operacionalização dos sistemas necessários à elaboração das prestações de contas.

nobrega

Camisa Masiso e Guilherme Dantas se apresentam nesta quinta-feira no Pavilhão de Sant’Ana em Currais Novos

Posted on jul 24, 2014 in Cultura

camila masiso foto  Moraes Neto

         Sucesso de crítica e de público, a cantora potiguar Camila Masiso e o poeta sanfoneiro Guilherme Dantas, se apresentam na noite desta quinta-feira (24), no Largo da Avenida Cel. José Bezerra durante a segunda noite do Pavilhão de Sant’Ana em Currais Novos. O show de Camila é um presente do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, à festa da padroeira do município, e terá como destaque o repertório do 2º CD da cantora, o “Patuá”. Currais Novos será a terceira cidade a receber este show, que já passou por Natal, no Teatro Riachuelo, e em Paris, na França. No palco, o show da cantora potiguar contará com a participação dos músicos Diogo Guanabara, Henrique Pachêco, Rogério Pitomba, Jubileu Filho, Zé Hilton e Kleber Moreira

Guilherme Dantas foto Guilherme Dantas

Cearense que vem conquistando grande espaço no mundo do forró, Guilherme Dantas se destaca pelo seu talento e perseverança. Deficiente visual, sua incrível história de amor ao forró e suas belas composições o fazem um artista completo e de sucesso. O sanfoneiro promete um grande show na noite desta quinta em Currais Novos.

Os shows desta quinta-feira de Pavilhão de Sant’Ana tem início às 21h.

JORNAL

Impacto causado pelo intenso tráfego de caminhões a serviço da Gestamp Eólica do Brasil é discutido em reunião

Posted on jul 24, 2014 in Regional

João Maria

Em reunião na manhã desta quinta feira (24), na sede da Adescol, onde esteve presente moradores comunidades, Assentamento Santana, Assentamento São Pedro, Barro Branco e Bairro Clavinote, áreas        afetadas pelo intenso tráfego de veículos de carga ocasionado pela implantação dos parques eólicos no município de Lagoa Nova. Esteve presente o prefeito João Maria Assunção, Nazareno Ulisses (presidente da câmara),Sandro Pessoa de Melo (representante da GESTAMP EÓLICA DO BRASIL), sargento Brazão, José Luiz (secretário de meio ambiente), Autran Ricardo (procurador do município) e os moradores das áreas afetadas. Na reunião os moradores tiveram a oportunidade de expor os problemas e ouvir do representante da GESTAMP EÓLICA DO BRASIL, o Sr Sérgio Sandro Pessoa de Melo, as possíveis soluções, que a princípio é de extrema urgência. Após um amplo debate chegou-se a um consenso, o qual foi elaborado um documento em que o representante da GESTAMP EÓLICA DO BRASIL, se compromete até o dia 30 de agosto agilizar o asfalto de um trecho da via de acesso ao parque eólico serra de Santana III, localizada no Bairro Clavinote, no momento a mais afetada. O documento vem atender as reivindicações da Prefeitura de Lagoa Nova e os moradores da respectiva rua de acesso aos parques.As outras comunidades que margeiam a estrada que liga Lagoa Nova ao Barro Barro e os  Assentamentos Santana e São Pedro, a empresa assumiu o compromisso de dar manutenção na estrada e nas áreas mais populosa, irá utilizar caminhões pipas para diminuir a poeira.

Anúncio_Kalango

 

Técnicos da Sesap otimizam ponto eletrônico dos hospitais e unidades regionais de saúde

Posted on jul 24, 2014 in Acontecimentos

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está concluindo a otimização do Sistema de Ponto Eletrônico em todas as unidades de saúde, principalmente nas unidades hospitalares. Para isso, a gerência do Ponto Eletrônico da Sesap está realizando visitas nas diversas regionais de saúde, onde está checando in loco a situação das unidades e fazendo a descentralização das ações administrativas e corretivas para o pleno funcionamento do sistema, implantado desde 2012.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos da Sesap, Carlos Pinto, até o dia 29 de agosto, a Secretaria já deverá ter concluído todo esse trabalho, devendo em seguida apresentar planilhas quantificadas de faltas apuradas por unidade com valores financeiros e penalidades administrativas. De acordo com o cronograma da CRH, uma equipe de técnicos está em Mossoró com a finalidade de visitar os Hospitais da Mulher, Regional Tarcísio Maia e o Rafael Fernandes. Na próxima segunda-feira (28), será a vez das unidades da VI Região, com sede em Pau dos Ferros. Essa mesma equipe deverá visitar os hospitais de Angicos e Assu.

A primeira região de saúde a ser visitada pela gerência do Ponto Eletrônico foi a Metropolitana, na primeira semana de julho, com ênfase no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Na semana seguinte, foi a vez da IV Região que tem sede em Caicó. No Hospital Walfredo Gurgel, a checagem realizada no sistema detectou que mais de 90% dos servidores estão assinando normalmente o Ponto Eletrônico com entrada e saída.

Segundo Carlos Pinto, a Sesap também vai instalar quatro novas máquinas no Walfredo Gurgel com emissão do ticket de registro de ponto, que é uma antiga reivindicação do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (Sindsaúde).

O Ministério Público, através do Centro de Apoio às Promotorias de Saúde (CAOP), está acompanhando passo a passo o processo de biometria da Sesap.

TELA RÁDIO NOVA ERA

 

Ariano Suassuna morre aos 87 anos em Recife

Posted on jul 23, 2014 in Acontecimentos

Ariano Suassuna - foto Júnior Santos

O escritor Ariano Suassuna morreu no fim da tarde desta quarta-feira (23) em Recife. Em estava em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passar por uma cirurgia de emergência. De acordo com o Diário de Pernambuco, o protocolo para confirmar a morte cerebral de Ariano foi aberto durante a manhã e a morte foi confirmada pela equipe médica às 17h40.

Suassuna passou mal em casa, na noite de segunda-feira (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor estava internado na UTI Neurológica, sem previsão de alta.

No ano passado, o escritor sofreu um infarto, e dois dias depois de receber alta, deu entrada novamente no hospital por causa de um aneurisma cerebral.

Na última sexta-feira (18), Ariano Suassuna participou de uma aula-espetáculo, no Festival de Inverno de Garanhuns, no agreste pernambucano. Ele estava confirmado para participar de uma mesa sobre o romance no contexto contemporâneo na 5ª edição do Festival Literário da Pipa (Flipipa) que acontece entre 7 e 9 de agosto.

Vida

Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927 na cidade de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, e se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras em 1990. O escritor chegou a exercer a profissão de advogado durante alguns anos, antes de render à paixão por escrever e retratar o Sertão e o Nordeste brasileiro.

A influência parterna teve papel fundamental na formação de Ariano Suassuna. O próprio escritor afirmava que fora através da biblioteca de João Suassuna que tomou o gosto pela leitura, com acesso às obras de Júlio Ribeiro, Eça de Queiroz, Aluízio Azevedo, Machado de Assis e, além deles, Leonardo Mota, a quem se referia como “o Câmara Cascudo do Ceará”. Um dos maiores sucessos de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, foi escrito com base em três folhetos de cordel de Mota. Sua primeira peça, no entanto, foi “Uma Mulher Vestida de Sol”, escrita em 1947, quando cursava Direito em Pernambuco.

Suassuna se formou em 1950 e chegou a exercer a profissão de advogado durante seis anos, tempo onde também escreveu peças como Torturas de um Coração (1951), o Castigo da Soberba (1953), O Rico Avarento (1954) e o Auto da Compadecida (1955), peça que o projetou em todo o país.

Em 1959, em companhia de Hermilo Borba Filho, fundou o Teatro Popular do Nordeste, que montou em seguida a “Farsa da Boa Preguiça” e “A Caseira e a Catarina”. Porém, no início dos anos 60, interrompeu a carreira de dramaturgo para se dedicar às aulas de Estética na Universidade Federal de Pernambuco, onde era professor desde 1956. Aos poucos, voltou a conciliar os trabalhos e permaneceu na UFPE até até 1994, quando se aposentou.

Entre as principais obras da carreira de Ariano Suassuna estão “O Santo e a Porca”, “O Auto da Compadecida”, “O Castigo da Soberba”, “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” e “História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão / Ao Sol da Onça Caetana”.

Ligação com o RN

Ariano Suassuna tinha uma forte ligação com o Rio Grande do Norte. Admirador da obra de Câmara Cascudo e dos versos de Fabião das Queimadas, o dramaturgo já conhecia o Rio Grande do Norte desde a infância. O avô paterno, Alexandrino Suassuna, era natural de Martins, no Alto Oeste potiguar, e a mãe tinha parentes em Carnaúba dos Dantas.

No Rio Grande do Norte, Ariano Suassuna recebeu da UFRN o título de Doutor Honoris Causa em 2000, além dos títulos de Cidadão Norte-Riograndense (2008) na Assembleia Legislativa e Cidadão Natalense (2007), na Câmara Municipal do Natal. Ao receber dos vereadores, inclusive, falou sobre o carinho que tem por Natal.

“Foi em Natal onde avistei pela primeira vez o zeppelin. Natal para mim é como Recife. Recife é a porta azul e verde do mar e castanha e vermelha do sertão. Este título é a oficialização do carinho com que sou tratado quando venho a esta cidade”, afirmou, em 2007.

Ao receber o título em Natal, Ariano Suassuna lembrou, emocionado, da amizade com o escritor potiguar Oswaldo Lamartine, morto poucos meses antes de Suassuna receber o título na Câmara Municipal. “Quando fomos perseguidos, fui abrigado pelas famílias do governador Juvenal Lamartine e do desembargador Silvino Bezerra. Quero concluir agradecendo o titulo de cidadão natalense na pessoa de alguém que sei que está aqui: Oswaldo Lamartine”, disse.

MP denuncia Ruth Ciarlini por receber salário sem dar expediente no HRTM

Posted on jul 23, 2014 in Política

Ruth Ciarlini - foto arquivo o mossoroense

)O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio das Promotorias do Patrimônio Público e da Promotoria da Saúde da Comarca de Mossoró, ofereceu denúncia contra Eider Barreto de Medeiros, Rosângela Almeida Moreira Carioca, Margareth de Paiva Cavalcante e Ruth Alaíde da Escóssia Ciarlini, servidores do Hospital Regional Tarcísio Maia. Os fatos delituosos foram constatados em investigação policial (“Operação Ponto Final”). As investigações tiveram origem em notícia, veiculada pela mídia local, de que Ruth Alaíde da Escóssia Ciarlini estaria recebendo remuneração sem dar expediente. Na denúncia oferecida perante a 4ª Vara Criminal, o Ministério Público aponta que Eider Barreto de Medeiros, diretor-geral do HRTM, encaminhou à polícia civil, no curso das investigações, folhas de frequência inexistentes à época da requisição, posteriormente “fabricadas” para subsidiar a resposta à autoridade policial. Já Rosângela Almeida Moreira Carioca, chefe de Divisão do Setor de Serviço Social do HRTM, foi a responsável pelo preenchimento das folhas de frequência retroativas. Aos denunciados foi imputado o crime tipificado no artigo 347, parágrafo único, do Código Penal (fraude processual).

Ainda nos termos da denúncia, Ruth Alaíde da Escóssia Ciarlini e Margareth de Paiva Cavalcante, assistentes sociais do HRTM, preencheram falsamente o Livro de Registro de Ocorrências do Serviço Social (Setor das Clínicas) e registraram falsamente a presença no ponto eletrônico em dias nos quais não compareceram ao trabalho. As servidoras foram denunciadas pela prática do delito de falsidade ideológica majorada (artigo 299, parágrafo único, do Código Penal).

Investigação continua

O Ministério Público prosseguirá nas investigações de outros fatos que, em tese, configuram crimes, em relação aos quais há necessidade de aprofundamento da prova até o momento reunida no inquérito policial.

Starconect