Projeto “Maternar”: Uma Abordagem Multiprofissional no cuidado integral e humanizado à saúde da gestante

A gestação caracteriza-se como um processo complexo e significativo na vida da mulher, de seu cônjuge e familiares. Tal período é marcado por intensas mudanças e adaptações, sejam elas fisiológicas, psicológicas, emocionais, sociais, econômicas, dentre outras, que permeiam a relação da gestante e do seu entorno com a gravidez. Assim, novos cuidados tornam-se necessários para promover uma atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada.
Em 2000, o Ministério da Saúde iniciou a implantação do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), com os objetivos de promover ações direcionadas à redução da morbi-mortalidade materna e melhorar os resultados perinatais, tendo como pano de fundo a humanização do atendimento. De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, a assistência à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) deve abranger tanto as ações assistenciais quanto, as atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Neste contexto, o Projeto “Maternar”, apoiado nos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), na Política Nacional de Humanização e no Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, oferta atendimento multidisciplinar, em grupo, às gestantes de baixo risco, acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. Tal projeto tem como objetivo principal prestar um cuidado interdisciplinar à saúde física e emocional das gestantes, por meio de ações multidisciplinares, educativas, terapêuticas e de promoção à saúde, utilizando-se de técnicas lúdicas e dialógicas, visando o exercício da cidadania do público envolvido, bem como, estimular uma adaptação positiva às mudanças – físicas, emocionais e sociais – advindas da gestação.
O projeto vem sendo executado por profissionais da equipe multiprofissional e da residência multiprofissional em saúde materno-infantil do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como por alunos bolsistas e voluntários da Faculdade de Ciências da Saúde – FACISA/UFRN. Espera-se que as ações do projeto possam contribuir para a promoção à saúde da mulher constituindo um diferencial à atenção prestada na região do Trairí, contribuindo para a formação de cidadãs empoderadas, para uma melhor assistência ao pré-natal, parto e puerpério, além de fortalecer o diálogo entre a comunidade e a instituição formadora/ assistencial.
Na última quarta-feira, 25 de setembro, foi realizada a atividade intitulada “MaternARTE: Despedida da barriga”, onde as gestantes participantes puderam experimentar um dia voltado a beleza, cuidado, bem-estar e vínculo mãe-bebê. Na ocasião, as gestantes ficaram sob os cuidados da equipe multidisciplinar do projeto, sendo realizado cabelo, maquiagem, pintura representativa do bebe na barriga e sessões de fotos.

You may also like...

0 thoughts on “Projeto “Maternar”: Uma Abordagem Multiprofissional no cuidado integral e humanizado à saúde da gestante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *