All posts under: Regional

Rafaela Coutinho

Com praça pública lotada, a comunidade lagoanovense vivenciou na noite desta terça-feira (01), mais uma vez o show cantando em oração com Padre Nunes.

O padre que já havia feito show um ano antes na comunidade, ficou no gosto da população e dos fiéis que festejam o padroeiro São Francisco de Assis.

A noite também contou com a participação do Coral São Francisco que está completando 20 anos de existência e, para fechar a noite com chave de ouro, contamos com a presença do Diácono Adaildo e o seu irmão Negão Adorador.

Rafaela Coutinho

A Prefeitura de Lagoa Nova/RN, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, estará lançando através do Programa Estação Juventude, Oficinas de Redação para o Enem 2019.

O Programa Estação Juventude, oferece diversos serviços para promover a inclusão e emancipação dos jovens.

Os jovens interessados, devem ter entre 15 à 29 anos e possuir o NIS (Número de Identificação Social).

Para maiores informações, procurar a sede o Estação Juventude na Rua Manoel Luis de Maria, n° 87.

Rafaela Coutinho

Prefeito Luciano Santos, participou na tarde desta quarta-feira (25), de uma assembléia geral na AMSO (Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental).

Em pauta, os prefeitos presentes discutiram:

– Recuperação de ISS de bancos e cartório;

– Instrumentos de Melhoria;

– Solicitação e Demandas;

– Prestação de Conta;

Dentre outros assuntos pautados.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomenda as Prefeituras e Câmara Municipais de São Bento do Trairi, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Japi, Jaçanã, Coronel Ezequiel e Campo Redondo rescindam os contratos temporários e convoquem os aprovados em concurso público.

O MP explica que a Promotoria de Justiça da comarca de Santa Cruz recebeu informações de que os Municípios e suas respectivas Câmaras Municipais insistem em manter profissionais contratados temporariamente nos cargos para os quais existem candidatos aprovados em concurso público.

Por isso, a recomendação ministerial orienta a rescisão dos contratos de todos os contratados temporariamente que não preencham os requisitos legais. Em seguida, os Poderes Executivo e Legislativo de cada localidade deverão convocar os aprovados no último certame, classificados dentro do número de vagas, para as funções onde existam contratados temporariamente.

O MPRN também deve ser informado pelos gestores sobre a existência ou não de deflagração de processo de contratação temporária após a realização do concurso público (entre a publicação do edital e a presente data). Em caso positivo, os Municípios e as Câmaras deverão explicar se tais contratos ainda estão em vigência e por qual razão.

Por fim, a orientação do MPRN é que as contratações temporárias ocorram apenas nas hipóteses expressamente previstas em lei municipal específica, com caracterização dos cargos e a comprovação específica da necessidade temporária de excepcional interesse público. Estas acontecem para atender situação emergencial e eventual, que se afastem à rotina administrativa, sempre precedido de processo seletivo simplificado, com critérios objetivos previamente estipulados em edital, vedada a pontuação de títulos àqueles que já exercem as funções alvo da contratação.

O prefeito Luciano Santos participou do terceiro dia de Capacitação dos Catadores de Materiais Recicláveis. Treinamento este promovido em projeto social da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário, que conta com módulos práticos dentro do Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos do município de Lagoa Nova, que já está com as obras finalizadas e será oficialmente inaugurado no início do mês de Agosto.

Acompanhando o módulo prático de visita ao Galpão estiveram presentes o Coordenador de Meio Ambiente (SEMARH-RN) Robson Silva, secretário de Desenvolvimento Fernando Mineiro, IDEMA Ana Marcelino e demais representatividades do Governo do Estado. Além do Secretário de Meio Ambiente João Da Mata que está conduzindo todas as atividades e Secretária de Desenvolvimento Econômico Josi Gomes, responsável por toda articulação junto a Cia Echoenergia.

“Lagoa Nova será pioneira, pois estamos recebendo um Galpão de Triagem de grande porte, o que dará resolução a problemática do lixo, mas para isso a população deve se inserir totalmente no processo, pois depende exclusivamente de cada um de nós”. “Frisou o prefeito.”

Na manhã desta quinta-feira (11), o município de Lagoa nova sediou a 1ª Etapa de oficinas regionais do Projeto de Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Bacia Hidrográfica do Piranhas – Açu/RN, projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por intermédio do projeto Governo cidadão e secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), com o apoio do comitê da Bacia do Piancó- Piranhas-Açu/RN.

O prefeito Luciano Santos recepcionou todos os órgãos estatais que estão envolvidos nesta ação.

O encontro abraçou os municípios de Bodó, Cerro cora, Florânia, Tenente Laurentino Cruz e Santana do Matos.
Estiveram presentes o Secretario de Desenvolvimento do Estado Mineiro, o Coordenador de Meio Ambiente Robson Silva, representantes do IDEMA, IGARN, MPRN, FETARN, dentre demais representantes do Estado.

Lagoa Nova/RN vivenciou uma das suas maiores festa do agricultor neste ano de 2019, esse ano festejou a sua 64ª Edição.

A mesma que pela primeira vez esteve no I Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias.

Com toda uma programação específica, o município esteve realizando diversas atividades como: Cursos de Bovinocultura de Leite, Cajucultura, Derivados de Leite, Seminário de Manejo da Cajucultura, Curso de Informática Básica.

O VII Torneio Leiteiro, que teve a participação de 10 produtores e 18 vacas, que dedicaram durante 2 dias para o torneio, encerrando no sábado (18), com a entrega das premiações.

O o I Circuito Estadual de Exposição Agropecuária e Artesanal, onde os lagoanovenses puderam fazer suas exposições.

O encerrado o torneio leiteiro, houve a entrega de certificados do curso de informática básica, contando com a presença do Secretário Estadual da SAPE/RN, Representes do Senar, Multicampo, Rancho Alegre, Laboleite (UFRN), dentre outras autoridade.

Também esteve presente para o Circuito Estadual, o presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Estadual Ezequiel Ferreira.

O encerramento foi com show do Humorista Hiran Delmar e as Autarquias do Humor, o coxinha.

O Desfile do Agricultor pelas principais ruas de nossa cidade, foi um dos maiores dos últimos anos.

Após o desfile, houve a Missa, presidida pelo Padre José Mário de Medeiros, pároco da Comunidade.

Essa matéria será destaque no Jornal A Notícia, edição de junho.