All posts under: Política

Jornalista Rodrigo Rafael

Voz de oposição na Câmara Municipal, o vereador Val Araújo (PSD) afirmou que a sucessão em Lagoa Nova pelo sistema oposicionista está sendo tratada por alguns com amadorismo e jogo de interesses. Val Araújo tem sido um dos mais atuantes na oposição ao prefeito Luciano Santos (MDB), mas alega que a velha prática da política antiga de escolher nomes dentro de quatro paredes e não consultando o povo, já rendeu muitas derrotas Brasil a fora e não será diferente em Lagoa Nova.

Segundo Val Araújo, algumas correntes internas do grupo da oposição integrado ainda pelo ex-prefeito Erivan Costa (PSD) e seu filho, Erivan Filho (PSD) forçam para que exista uma escolha de pré-candidaturas com “jogo de interesses”, onde a intenção de subir politicamente nomes que já se encontram desgastados ou reprovados pela população. “Não entrei na política para fazer o povo de marionete e nem aceito ser ator coadjuvante de acordinhos rasteiros”, afirmou Val Araújo.

“Temos seis vereadores na oposição e todos merecem serem ouvidos sobre o processo sucessório. Todos são soldados dignos e não somente um ou dois. Acima de projetos pessoais está a nossa gente, nossa cidade, a vontade e a opinião do povo e isso não abrirei mão de garantir”, destacou Val Araújo que é orientado estadualmente pelo deputado federal Rafael Mota, presidente do PSB do Rio Grande do Norte.

Indagado sobre o possível nome do ex-secretário Hélio Costa, como pré-candidato a prefeito do grupo da oposição, Val Araújo deixou claro que tem sua simpatia e admiração. “Porém Hélio sozinho ou mal acompanhando será muito pesada a corrida sucessória. Precisamos de alguém que some, que fortaleça a caminhada e não um companheiro de foto que apenas tem projetos pessoais ou familiares. Não precisamos necessariamente um nome rico cheio de dinheiro, apenas para servir de quadro de parede, mas sim um nome do povo, da opinião popular”, declarou Val Araújo, que é pré-candidato a prefeito de Lagoa Nova e vem construindo seu nome ouvindo as bases.

O Presidente da Câmara, vereador Galo (PSDB), pré-candidato a prefeito, vem se dedicando a uma rotina de preparação e visitas as secretárias da Prefeitura de Florânia. Apresentou um requerimento hoje na Câmara de Florânia que foi aprovado por unanimidade, sugerindo um planejamento financeiro para Gestão Municipal sair do abismo financeiro.

Segundo informações repassadas, os sinais da situação financeira foi constatada com parte dos salários atrasados, transporte escolar e parte dos fornecedores atrasados. O Galo sugeriu um planejamento financeiro com datas e números com os recursos do divisão da cessão onerosa do pré-sal, que pode ser a salvação de Florânia caso a prefeita Márcia Nobre (DEM) deixe de radicalismo político e tenha humildade de seguir.

Gabinete da governadora Fátima Bezerra é instalado na Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Até segunda-feira, 30, a sede do Governo do Estado funcionará oficilamente em Mossoró. A governadora cumprirá uma série de atividades

O Governo do Rio Grande do Norte transfere, a partir desta quinta-feira (26), a sua sede para Mossoró. A instalação na cidade acontece no prédio da Reitoria da Universidade do Estado do RN (UERN), de onde a governadora Fátima Bezerra (PT) despachará até a próxima segunda-feira (30).

A mudança de sede foi autorizada por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa. O Governo do RN instala-se na cidade em virtude das comemorações pela passagem dos 136 anos de libertação dos escravos, que ocorreu no município em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. A data é considerada a maior festa cívica da cidade e motivo de orgulho para os potiguares.

Na extensa agenda a ser cumprida pela governadora e por seus secretários estão previstas ações nas áreas de desenvolvimento rural e agricultura familiar, saúde, educação, ação social, cultura, direitos humanos, segurança e administração. Segundo o Governo, a transferência da sede para Mossoró “aproxima o cidadão oestano do Governo Estadual e de suas políticas públicas, que poderão ser desenvolvidas com maior precisão, considerando as reais necessidades da região Oeste do Estado”.

A programação desta quinta de Fátima Bezerra inclui, antes mesmo da instalação oficial do Governo no município, visita, às 8h, ao Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, que acontece desde a última terça (24), no Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, bairro Alto da Conceição. Às 10h, a governadora participa da sessão solene da Câmara Municipal de Mossoró em homenagem aos 51 anos da Uern, no Teatro Lauro Monte Filho.

Fátima Bezerra retoma a agenda na cidade a partir das 14h, quando acompanha reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Uern para aprovar a minuta de resolução que regulamenta o Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) 2020. A reunião acontece na própria universidade. Às 15h, também na Uern, a governadora participa da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Assú-Mossoró.

Em seguida, às 16h, Fátima Bezerra inaugura as novas instalações da sede da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIREC), no Centro Educacional Jerônimo Rosado (Rua Ferreira Itajubá, Santo Antônio) e entrega três ônibus escolares com acessibilidade para os municípios de Mossoró e Pau dos Ferros e kits de instrumento musical e material desportivo.

Encerrando a agenda do dia, a chefe do Executivo estadual anuncia, às 19h, no Teatro Lauro Monte, edital de cultura, lançamento do Microcrédito Pró-Cultura e instalação de Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Igualdade Racial.

Programação para 26/09 (quinta-feira)

8h – Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural

Local: Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura, Rua Almirante Barroso, 560, Alto da Conceição

9h – Solenidade de instalação da sede do Governo em Mossoró

Local: Reitoria da UERN, R. Dr. Almino Afonso, 478 – Centro

10h – Sessão Solene da Câmara Municipal de Mossoró em homenagem aos 51 anos da UERN

Local: Teatro Lauro Monte Filho, Centro, Mossoró

14h – Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERN para aprovar a Minuta de Resolução que regulamenta o PSVI 2020 – Cotas

Local: UERN

15h – Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Açu-Mossoró

Local: UERN

16h – Inauguração das novas instalações da sede da 12ª DIREC, Entrega de 3 ônibus escolares com acessibilidade para os municípios de Mossoró e Pau dos Ferros e Entrega de Kits de Instrumento Musical e Material Desportivo

Local: Centro Educacional Jerônimo Rosado, R. Ferreira Itajubá, s/n – Santo Antônio, Mossoró

19h – Anúncio do Edital de Cultura, Lançamento do Microcrédito Pró-Cultura e Instalação de Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Igualdade Racial

Local: Teatro Lauro Monte Filho, Centro, Mossoró

Jornalista Rodrigo Rafael

As Comissões Provisórias do PSDB no Rio Grande do Norte têm até o próximo dia 6 de outubro para renovar o mandato de seus dirigentes e oficializarem novos diretórios municipais. O prazo teve início no último dia 21. O calendário foi aprovado pelo presidente estadual da legenda, deputado Ezequiel Ferreira.

“Estamos dando sequência ao trabalho com o objetivo de fortalecer ainda mais o PSDB no Estado, contribuindo para que a legenda tenha forte atuação nos municípios potiguares e esteja representada nas próximas eleições na maior quantidade de cidades do RN”, disse Ezequiel. Dúvidas e informações complementares poderão ser tiradas na Sede do PSDB RN, Ed. Tirol Way Office, 1º Andar, Sala 105 na Av. Hermes da Fonseca, 1718 – Tirol, pelos contatos (84) 3234-8096 ou pelo Whatsapp (84) 99956-2634.

De acordo com a nova resolução, a medida tomada atende a uma das orientações nacionais do PSDB, “de fortalecimento da legenda” em todo o país. Ainda conforme a resolução, “as comissões municipais que, por qualquer motivo, deixarem de realizar sua convenção na data base fixada, restarão dissolvidos automaticamente, oportunidade em que o Diretório Estadual designará uma Comissão Provisória”. Estão autorizados a participar das convenções, com direito a votar e ser votado, o filiado que tenha prazo mínimo de filiação de 30 dias do evento respectivo.

 

Francisco Edson Barbosa e outras cinco pessoas foram presos nesta terça. A Operação Cambalacho deflagrada nesta terça-feira apura crimes de falsificação de documentos, falsidade ideológica, peculato, estelionato e lavagem de dinheiro

O ex-prefeito de Caiçara do Rio do Vento, Francisco Edson Barbosa, foi preso durante a Operação Cambalacho, deflagrada pela na manhã desta terça-feira, 24, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. Ação apura crimes de falsificação de documentos, falsidade ideológica, peculato, estelionato e lavagem de dinheiro. O objetivo é apurar um esquema fraudulento que aplicou golpes de pelo menos R$ 1.549.550,00 em Caiçara do Rio do Vento, cidade da região Central do Estado.

Além do ex-prefeito, foram presos preventivamente Marinaldo Amâncio da Silva Júnior e Bruno Ewerton Bezerra Leal, apontados como integrantes do núcleo operacional do grupo criminoso. O ex-secretário de Administração Antônio Laurentino Ramos Neto e a ex-secretária de Finanças Tereza Cristina de Andrade Pereira Barbosa, que ao lado do ex-prefeito integravam o núcleo da administração pública, estão presos temporariamente. Há ainda um mandado de prisão preventiva expedido, mas o alvo não foi localizado e é considerado foragido de Justiça.

Segundo o MPRN, o grupo é investigado por organização criminosa, falsificação de documentos públicos e privados, falsidade ideológica, peculato, estelionato e lavagem de capitais, entre outros delitos que ainda serão apurados.

As investigações da operação Cambalacho começaram em 2014, quando se vislumbrou a existência de uma organização criminosa que vinha atuando em diversos municípios do Rio Grande do Norte, entre eles, Caiçara do Rio do Vento. Nesta cidade, conforme já apurado pelo MPRN, houve a cooptação de agentes públicos que possibilitaram a operacionalização do esquema fraudulento.

Segundo já levantado pelo MPRN, o núcleo operacional do grupo criminoso, formado por Marinaldo Amâncio da Silva Júnior e Bruno Ewerton Bezerra Leal, arregimentava pessoas e, mediante artifícios fraudulentos, as induzia ao erro, fazendo com que fornecessem dados e documentos para que o grupo contraísse empréstimos em seus nomes.

Paralelamente, esse grupo, com auxílio do núcleo da administração pública (Francisco Edson Barbosa, Antônio Laurentino e Tereza Cristina Barbosa) obtinha documento do Poder Público atestando falsamente que aquelas pessoas pertenciam ao quadro de pessoal do Município de Caiçara do Rio do Vento e que possuíam margem consignável suficiente para a contratação do empréstimo.

Essa documentação, então, era analisada pelo correspondente bancário que, em seguida, colhia a assinatura do interessado em proposta de empréstimo. Em seguida, os valores eram creditados na conta dos falsos servidores municipais para que, posteriormente, fossem realizados os descontos na folha de pagamento dos respectivos funcionários.

O MPRN já apurou que nos dias do recebimento dos valores, em regra, algum integrante do grupo criminoso comparecia à agência bancária do Município com os respectivos “laranjas” contratantes do empréstimo – falsos servidores – para fazer a retirada do dinheiro no caixa eletrônico. Em outras oportunidades, havia transferência direta dos valores para membros da organização criminosa, inclusive, para os agentes públicos.

A operação Cambalacho contou com a participação de 10 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e ainda de 43 policiais militares. Além dos seis mandados de prisão, foram cumpridos outros 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, Umarizal, Felipe Guerra e Caiçara do Rio do Vento. A sede da Prefeitura e das Secretarias de Administração e Finanças de Caiçara do Rio do Vento são alvos de buscas.

Desdobramento

A operação Cambalacho é desdobramento de outras duas operações do MPRN: a Negociata e a Holerite. A operações Negociata, deflagrada em 2015, apurou fraudes na concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos da Prefeitura de Umarizal. O então prefeito Carlindson Onofre Pereira de Melo foi afastado do exercício do mandato pelo Tribunal de Justiça. Pelas investigações do MPRN, foram concedidos empréstimos, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34 atualizado até o ano de 2014.

A operação Holerite foi deflagrada em agosto de 2018 para apurar os crimes de falsificação de documentos públicos e privados, falsidade ideológica, estelionato e peculato que resultaram no desvio de pelo menos R$ 799 mil na Prefeitura de Caraúbas. Entre os investigados, estão o ex-prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira da Silva e o ex-secretário municipal de Planejamento Edson Moraes.

Nos três casos, as fraudes eram esquematizadas da mesma forma: os investigados conseguiam aprovação para realizar empréstimos consignados em folha de pagamento, utilizando-se do artifício de fazer declarações falsas. Eles afirmavam que beneficiários eram servidores públicos sem que qualquer um deles tenha sido integrante das administrações públicas municipais. Houve também declarações que pessoas tinham margem consignável, sem que elas de fato tivessem. Toda a documentação falsa tinha o objetivo de facilitar a aprovação do crédito por parte da instituição financeira.

Jornalista Rodrigo Rafael

Neste domingo (1º) foi realizada a tradicional Cavalgada do Agricultor da Festa de Nossa Senhora do Ó, padroeira de Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar. O evento contou com a presença do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, que esteve acompanhado do prefeito Serginho Fernandes (PSDB), do vice João Enéas (PSB), ex-prefeito Dilvan Monteiro (PSDB) e vereadores.

“Este é um momento em que a fé e a cultura do nosso povo se misturam, renovando nossa esperança em dias melhores. Parabéns a Prefeitura e a população de Serra Negra pela bela Festa, e ao padre Gil, pároco da cidade, pela organização”, disse Ezequiel.

A Festa de Nossa Senhora do Ó começou no último dia 29 de agosto e prossegue até o próximo dia 8, com extensa programação. Neste domingo, por exemplo, além da Cavalgada, também foi realizada missa e batizados no início da manhã. O tema do evento em 2019 é “Identidade, vocação e missão”, enquanto o lema é “Ouçam o que o espírito diz à Igreja”.

Ações de Ezequiel

Serra Negra do Norte tem sido um dos municípios mais beneficiados por ações do mandato do deputado Ezequiel Ferreira. A cidade recebeu recentemente investimentos em segurança pública e infraestrutura, a partir da atuação do parlamentar. O município recebeu a doação de uma viatura policial da Assembleia Legislativa. O veículo está em uso na cidade, garantindo uma melhor cobertura policial nas ruas e levando uma maior sensação de segurança para a sociedade.

Também partiu de Ezequiel a iniciativa de solicitar ao Governo do Estado a ativação da delegacia local, bem como o envio de agentes e a aquisição de equipamentos para auxiliar no trabalho de policiamento ostensivo no município.

Ezequiel também trouxe outras ações benéficas a Serra Negra do Norte, como a recuperação da BR-427. Junto ao Dnit, o presidente da Assembleia recebeu a garantia da recuperação da BR 427 que passa em Currais Novos, Acari, Jardim do Seridó, Caicó e Serra Negra do Norte. A cidade ainda recebeu carros refrigerados e veículos e equipamentos para o fortalecimento das ações de Extensão Rural por meio do mandato do parlamentar.

Recentemente, o presidente da Assembleia apresentou mais requerimentos favoráveis a cidade. Ezequiel solicitou que seja firmado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Serra Negra do Norte com o objetivo de pavimentar e drenar as ruas do município.

 

 

Vereador Galo assumiu o Diretório Municipal e vai fortalecer o partido para lançar nomes fortes no próximo ano

Na onda de crescimento do PSDB em todo Estado, o partido terá candidatura própria também em Florânia, no Seridó. O presidente da Câmara Municipal, vereador Saint-Clay, o Galo assumiu o comando da legenda, na cidade da e é o nome para concorrer a prefeito. O PSDB hoje só tinha os vereadores Galo e Manoelzinho Pinto, que foi o mais votado nas eleições passadas.

Mas, o PSDB de Florânia ganhará vereadores e nomes que disputarão as urnas do próximo ano fortalecendo a legenda no Seridó. “Estamos iniciando conversas para atrair o maior número de candidatos a Câmara Municipal para o PSDB. As regras eleitorais mudaram e vamos unidos juntar forças e ouvir à população. Defendemos que o PSDB tenha candidatura própria em 2020. Nosso nome está à disposição”, afirmou Galo, que preside a Câmara Municipal.

Ezequiel recebeu pleitos e solicitações de ações importantes para Florânia e a região Seridó. “Vamos apresentar ações e apoiar os requerimentos para beneficiar a região Seridó, estamos na luta pela melhoria da estrada que liga São Vicente, Florânia e Jucurutu, a BR 226”, comentou Ezequiel Ferreira que também destacou o crescimento do partido no interior. “O PSDB também se fortalece em Forânia com o nome de Galo, presidente da Câmara Municipal, que está ouvindo os anseios da população”, disse.

Jornalista Rodrigo Rafael

Jornalista Rodrigo Rafael

 

O deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa se encontrou ontem sábado (10) com lideranças da região Agreste e debateu ações favoráveis a população local. O encontro ocorreu em Goianinha, onde Ezequiel prestigiou o aniversário do ex-deputado Dison Lisboa, na Fazenda Lagoa do Poço.

“Estamos sempre em contato com as lideranças das várias regiões do Estado para podermos, juntos, identificarmos os maiores problemas da população e buscarmos soluções conjuntas que beneficiem a sociedade, melhorando a qualidade de vida dos potiguares. Um momento também de abraçar o amigo Dison Lisboa, que continua contribuindo com o desenvolvimento de Goianinha e da região Agreste”, disse Ezequiel.

Estiveram no encontro o prefeito de Goianinha, Berg Lisboa, o ex-governador Robinson Faria, prefeitos de cidades vizinhas, vice-prefeitos, presidente da Câmara, Odilon Barbalho e vereadores.

A juíza Carolina Lebbos autorizou transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, para um estabelecimento prisional em São Paulo. A decisão foi publicada no sistema da Justiça Federal do Paraná às 8h46 desta quarta-feira (7).

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná pediu a transferência. A juíza disse que caberá à Justiça no estado de São Paulo definir onde Lula cumprirá o restante da pena. A data da transferência não foi definida.

A corporação argumentou que a prisão de Lula na Superintendência gerou transtornos às funções da PF e também a moradores e estabelecimentos da região. Um dos pontos citados pela PF foi a presença de “grupos antagônicos” nos arredores do local.

O ex-presidente cumpre pena de 8 anos e 10 meses por condenação na Lava Jato no caso do triplex em Guarujá (SP). Lula foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Já a defesa do ex-presidente solicitou que, caso a transferência fosse realizada, o ex-presidente fosse levado para São Paulo para uma instalação em condições semelhantes à que hoje ele cumpre pena em Curitiba. No despacho publicado hoje, a juíza aceitou o pedido da defesa.

Com informações do G1 e UOL

O ex-ministro do Exterior britânico Boris Johnson foi eleito nesta terça-feira (23) como sucessor da premiê Theresa May na liderança do Partido Conservador e, por consequência, será o novo chefe de governo do país.

Johnson superou o atual ministro do Exterior, Jeremy Hunt, ao final de uma votação realizada nas últimas quatro semanas, entre 160 mil afiliados da legenda. Durante a campanha, Johnson prometeu obter sucesso nos pontos em que May falhou e levar o Reino Unido para fora da União Europeia (UE) em 31 de outubro, com ou sem acordo.

Vários ministros conservadores do gabinete de May anunciaram preferir a renúncia a colaborar com um governo que vise um chamado Brexit duro, resultado que, segundo economistas, pode levar ao colapso o comércio do Reino Unido e mergulhá-lo numa recessão. Entre eles, o ministro da Economia, Philip Hammond, e o chefe da pasta da Justiça, David Gauke.

May renunciou em 7 de junho deste ano, depois que o Parlamento britânico rejeitou repetidamente o acordo de retirada da UE que ela acertou com o bloco europeu. Johnson insiste que conseguirá levar a UE à renegociação do pacto do Brexit – algo que o bloco insiste que não fará –, caso contrário, ele diz estar disposto a retirar os britânicos da UE “aconteça o que acontecer”.

O novo primeiro-ministro presidirá uma Câmara dos Comuns na qual a maioria dos membros se opõe a deixar a UE sem um acordo e onde o Partido Conservador não possui uma maioria absoluta.

A troca oficial de primeiros-ministros está prevista para esta quarta-feira, quando May vai ao Palácio de Buckingham, comunicar formalmente sua demissão à rainha Elizabeth 2ª e informar que seu partido tem um novo líder.

Depois, o novo premiê vai ao palácio, para uma audiência com a chefe de Estado, antes de se mudar para a residência oficial de Downing Street para começar a nomear seus ministros.

O jornal francês Libération diz, em editorial publicado nesta terça-feira, que Boris Johnson é, depois dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, Donald Trump, o terceiro “doido do cenário internacional” a “assumir os destinos de um velho e grande país”.

Antes de ocupar o cargo de ministro do Exterior entre 2016 e 2018, Johnson foi prefeito de Londres de 2008 a 2016.

Fonte: Agência Brasil